Blog Adquira Imoveis

Quanto cobrar de aluguel? Entenda como precificar seu imóvel

Definir o preço e identificar quanto cobrar de aluguel é um momento difícil para a maioria dos proprietários . Em geral, os locadores têm dúvidas para chegar em um valor justo, atraente para o interessado e que mantenha o seu imóvel dentro do que está sendo comercializado no setor. Para não errar, os especialistas indicam uma análise detalhada das variáveis que compõem o preço do aluguel e sempre contar com auxílio profissional. Mesmo que você tenha conhecimento no ramo, um corretor de imóveis será um facilitador no momento de identificar quanto cobrar de aluguel.

Saber quanto cobrar de aluguel é fundamental para fechar um bom negócio

Dúvida: Quanto cobrar de aluguel?

Se você não tem experiência com o mercado imobiliário, a primeira dica é aprender a verificar como o seu imóvel é visto no cenário econômico local.

É uma casa ou apartamento? Novo ou usado? Qual a metragem? Sua localização é privilegiada? Ter estas respostas é um começo.

Veja algumas dicas para definir quanto cobrar de aluguel.

Condição e idade do imóvel

Imóveis novos custam mais por terem menos chances de apresentarem problemas, além disso, eles costumam ter piso, janelas e acabamentos mais modernos. Por isso, o estado do apartamento ou casa deve ser ponderado.

No caso do seu imóvel ser mais antigo, confira se é necessário fazer alguma melhoria antes de colocá-lo para alugar. Qualquer diferencial positivo vai valorizar o espaço e o preço do aluguel.

Leve em consideração:

-Piso;

-Pintura;

-Maçanetas;

-Mobília;

-Tipo de janela;

-Box do banheiro;

-Trancas das portas;

-Portão;

-Vagas de garagem.

Segurança

Atualmente, segurança é um fator determinante na escolha de um imóvel para morar. Casas com grades nas janelas e cerca elétrica tendem a ser mais seguras, do mesmo modo, apartamentos com porteiro e sistema de vigilância.

Um imóvel que oferece segurança aos moradores precisa ter esta informação destacada no anúncio de aluguel, com imagens que confirmem.

Variáveis regionais

Pesquise por imóveis parecidos com o seu no bairro e veja o valor do aluguel, com esta pesquisa terá uma noção do quanto cobrar de aluguel. Outro ponto para entender como precificar o aluguel é avaliar as características do bairro em que o imóvel está localizado. O que consiste basicamente em elencar mercados, transporte público, índice de violência, escolas e empresas que atraiam o interesse do inquilino. Você também pode ter um olhar mais aprofundado sobre o desenvolvimento da região.

Converse com pessoas do ramo comercial e saiba quais as previsões para aquela região nos próximos anos. Entender o potencial de crescimento da área onde seu imóvel está posicionado garante que você descubra quanto cobrar de aluguel.

Você ainda estará preparado(a) para defender o valor no momento que alguém pedir desconto ou afirmar que está caro.

O que considerar na região:

– Novos edifícios;

– Obras de infraestrutura;

– Escolas/universidades;

– Circulação de transporte público;

– Acesso rápido a serviços essenciais (mercado, farmácia, posto de combustível);

– Distância do centro da cidade;

Valor do condomínio (no caso de apartamentos)

Uma questão fundamental é saber o preço médio do condomínio se o imóvel for um apartamento. O interessado em alugar o seu espaço, com certeza, vai desejar ter esta informação e colocará o investimento na balança antes de tomar a decisão final.

Se o preço do condomínio é alto, mas é justificado pelos benefícios oferecidos aos moradores do prédio, tudo bem, entretanto, quando a taxa é alta e as benfeitorias são poucas, a dificuldade para alugar aumenta. Esse é um problema comum em edifícios antigos, que exigem mais manutenção, por isso, pense em um valor de aluguel, que unido ao condomínio seja justo.

As 4 melhores formas de divulgar um imóvel para locação ou venda

Imóveis similares

Uma dica simples para identificar quanto cobrar de aluguel: pesquise. Separe algumas horas do seu dia para conferir imóveis parecidos com o seu em sites de imobiliárias. Avalie o preço solicitado para aluguel, quais as taxas são de responsabilidade do inquilino e as condições para o negócio.

Não note só as similaridades dos imóveis, perceba também em qual bairro fica e as vantagens e desvantagens. Descubra se no seu prédio há imóveis para alugar e qual o valor pedido.

Pesquise e se baseie em imóveis parecidos com o seu para definir quanto cobrar de aluguel.

Dá para perceber que determinar quanto cobrar de aluguel é uma tarefa que exige cautela e consciência. Mas tenha em mente que essa é apenas a primeira etapa, na próxima fase começam as visitas e por fim, o contrato de locação.

Ter uma imobiliária de confiança é uma ótima alternativa para evitar esses processos cansativos e burocráticos.

Por que contar com uma imobiliária para alugar o seu imóvel?

Você terá suporte para chegar ao valor, responder dúvidas dos interessados, agendar as visitas ao imóvel, negociar e formalizar o contrato.

Neste caso, fica evidente como uma imobiliária de confiança pode facilitar o processo para alugar o seu imóvel.

A Adquira Imóveis é um dos melhores exemplos de empresa responsável no mercado imobiliário de Ponta Grossa. Sua equipe de colaboradores são treinados para preparar o seu imóvel para ser locado, te auxiliar na decisão de quanto cobrar de aluguel e realizar todo o  trabalho final.

Uma das campanhas da Adquira Imóveis é o Aluga Fácil, na qual o interessado diz o tipo de imóvel que procura e a imobiliária retorna pouco tempo depois com todas as opções.

Um benefício ao futuro inquilino que pode fazer o seu imóvel ser encontrado de forma mais rápida.

Quer saber mais vantagens de deixar o seu imóvel nas mãos da Adquira? Fale agora com um corretor de imóveis.

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989