Blog Adquira Imoveis

Qual é melhor para morar: casa ou apartamento?

ual é melhor para morar: casa ou apartamento

Quando se deseja mudar de residência ou comprar um imóvel para investir é natural surgir a dúvida sobre qual a melhor opção entre casa ou apartamento, já que cada uma das alternativas apresenta suas particularidades.

O Portal Agência Brasil traz dados da última edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), informando que no nosso país existem mais de 10 milhões de apartamentos sendo usados como moradias. Já as casas chegam a 62 milhões de unidades residenciais.

Mas, escolher qual a melhor opção para morar nem sempre é fácil, afinal são vários os quesitos que influenciam na hora de decidir pelo imóvel. 

Elaboramos este post para ajudar você na sua decisão. Continue a leitura e confira as vantagens e desvantagens de cada um desses imóveis. 

O brasileiro reviu seu conceito de morar após a pandemia

Por muito tempo a casa era o lugar onde as famílias se reuniam para fazer suas refeições quando os membros conseguiam se reunir para almoçar ou jantar juntos e para o descanso noturno. 

Meses após o anúncio da pandemia, em março de 2020, acompanhado da orientação do isolamento social, o mercado imobiliário começou a apresentar uma forte procura por imóveis mais confortáveis, funcionais e inteligentes.

Observou-se um desejo maior por parte dos brasileiros em estar mais próximo da natureza e isso aumentou a procura por residências nas praias e regiões mais interioranas, bem como despertou o interesse por apartamentos com sacadas e churrasqueiras. Também cresceu o número de reformas e adaptações.

Isso aconteceu porque as famílias passaram a ficar mais tempo em seus lares, dividindo e convivendo no ambiente doméstico. Além disso, procuraram viver em ambientes com mais conforto, funcionalidade e qualidade, isso independe de ser em uma casa ou apartamento.

Como decidir entre morar em casa ou apartamento?

Seja alugado ou comprado, se você está pensando em montar um novo lar, para morar sozinho ou com a família, e ficou em dúvida entre escolher uma casa ou apartamento, o primeiro passo é elencar a sua necessidade e ponderar as suas expectativas em relação à nova morada. 

É importante saber que, de modo geral, o que influenciará na sua decisão está diretamente ligado:

  • a sua segurança e a da sua família,
  • praticidade, 
  • funcionalidade,
  • privacidade,
  • conforto,
  • localização,
  • custo-benefício.

Vale destacar que segundo uma matéria publicada na Folha de São Paulo, a boa localização e a sustentabilidade também estão na frente quando o assunto são as principais exigências e tendências para a compra de imóveis em 2022. 

Para ajudar você a escolher entre casa ou apartamento daremos algumas dicas.

Morar em casa

ual é melhor para morar: casa ou apartamento

Conforme vimos na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a casa é a preferência da maioria dos brasileiros. 

Ela pode ser de madeira nobre, alvenaria ou mista. Novamente, a reportagem da Folha mostra que a tendência para 2022 é o condomínio horizontal com poucas unidades, residências de alto padrão, em meio a área verde.

Então, é construída em todos os padrões possíveis, da mais simples a mais nobre, e você terá piscina, jardim e toda área somente para seu uso e dos convidados.

Procurando residências de alto padrão com piscina em Ponta Grossa? Leia aqui.

Vantagens

Várias são as vantagens de morar em uma casa e a principal delas é a privacidade e liberdade. Dentro do seu espaço, você estabelece suas regras de convivência usando do bom senso, sem a necessidade da aprovação de um coletivo, como ocorre em edifícios residenciais.

Outra vantagem é que o morador tem total autonomia para deixá-la do seu jeito e realizar as reformas e mudanças que desejar, não precisando da aprovação ou informação prévia ao síndico, por exemplo.

Para famílias com crianças e pets, a casa é ideal para desfrutar dos ambientes externos, principalmente na hora das brincadeiras e lazer.

Existe também a despreocupação de incomodar ou ser incomodado com barulhos dos vizinhos de cima, de baixo e dos lados. 

A residência dá maior conforto e comodidade para o morador receber suas visitas e realizar confraternizações quando desejar, com o número de pessoas que quiser, sem a preocupação de agendamentos e horários.

Para quem não mora em condomínios, outro benefício é não ter a despesa da taxa mensal paga. 

Desvantagens

Uma das principais desvantagens de morar em uma casa é o quesito segurança, apesar de as edificações modernas também serem beneficiadas pelo uso da tecnologia, como as portarias eletrônicas, essa edificação é ainda mais vulnerável a ação de criminosos.

Outra desvantagem é a manutenção de jardins, consertos e outros detalhes que geralmente ocorrem por conta do morador, o que acaba gerando despesas extras e algumas vezes incomodação.

Leia aqui se vale a pena alugar casa em condomínio

Morar em apartamento

ual é melhor para morar: casa ou apartamento

Entre casa ou apartamento você conferiu as vantagens e desvantagens de uma residência e agora vai conhecer os prós e contras de comprar ou alugar um imóvel em um edifício.

São elas:

Vantagens

Maior segurança está entre as principais vantagens de morar em um apartamento. Principalmente em edificações atuais, que contam com tecnologia e serviços modernos de portaria eletrônica, tornando todos os acessos muito mais seguros.

Ainda no quesito segurança, a maioria dos condomínios residenciais verticais oferecem uma excelente área externa para passeio e lazer. Isso faz com que não haja necessidade de sair de suas dependências para curtir uma área aberta e passear, seja sozinho, com pets, crianças ou idosos.

Um prédio residencial oferece maiores opções de lazer em suas dependências coletivas, isso garante a segurança das crianças e adolescentes, além da tranquilidade dos pais. 

Outro ponto positivo de um edifício é a localização. Geralmente, eles estão localizados em regiões privilegiadas, seguras e com total infraestrutura.

O morador também não tem a preocupação com a manutenção de jardins, pinturas e consertos externos. Ele cuida do seu ambiente interno e contribui para a boa convivência coletiva. 

Os edifícios modernos oferecem ampla área de lazer, com espaços abertos para caminhadas, piscina, academia e parques. Somando todos esses benefícios, morar em apartamento muitas vezes se torna mais econômico, mesmo com as taxas.

De forma geral, esse ambiente promove facilidades e qualidade de vida.

Desvantagens

Claro que, entre casa ou apartamento, morar em um edifício também tem suas desvantagens. Uma delas é menos privacidade, já que todos os espaços externos são compartilhados com os demais moradores.

Outra desvantagem é a autonomia, em algumas situações há necessidade de consultar o síndico e a engenharia para efetuar reformas, sem contar que existe o cumprimento de horários para serviços que fazem barulho e podem perturbar o sossego coletivo.

Apesar da legislação deixar claro o fato de não se pode proibir a presença de animais domésticos nesses edifícios, a maioria dos condomínios tem em seu regimento interno normas de boa convivência em relação aos pets, essas devem ser seguidas pelos moradores. Para alguns isso é uma desvantagem.

Muitas pessoas consideram desvantagem ter que cumprir com as normas do regimento interno que norteiam a boa convivência coletiva e o pagamento mensal da taxa condominial.

Como falamos, vários são os detalhes que pesam na hora de escolher entre casa ou apartamento e nessa hora deve prevalecer o bem-estar, a segurança e o conforto de toda a família.

Caso precise de ajuda nessa decisão, conte a Adquira Imóveis! Temos uma equipe especial para auxiliar você, orientando a casa ou apartamento que atende a sua necessidade e ofereça total bem-estar. Entre em contato conosco.

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989