Blog Adquira Imoveis

O que valoriza um imóvel? Veja quais fatores são relevantes

Se você ainda não sabe o que valoriza um imóvel, nesse post irá encontrar dicas importantes para adquirir a sua propriedade, seja para residir ou como investimento.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o ano de 2023 apresenta grandes oportunidades para se adquirir imóveis baratos e obter um excelente retorno em termos de valorização já no ano de 2024, que promete cortes na taxa de juros.

Para quem deseja investir, os números de 2022 já apresentaram índices interessantes.

De acordo com o FipeZap, o preço das unidades residenciais subiu 6,12% no ano, enquanto que os aluguéis atingiram o índice de 16%, a maior alta dos últimos 11 anos.

Vive-se um momento em que vale a pena pesquisar e realizar bons negócios para a aquisição dos imóveis, pois, como sempre aconteceu, os resultados serão positivos e seguros.

Porém, é preciso considerar alguns pontos fundamentais para ter sucesso nessa empreitada, portanto, alguns cuidados precisam ser tomados com relação à escolha do que comprar.

Neste post, apresentaremos o que valoriza um imóvel e o que você precisa observar em uma negociação. Continue lendo e saiba detalhes a respeito desse interessante e importante assunto!

 

O que valoriza um imóvel?

Como vimos, vivemos uma entressafra no mercado imobiliário, com a pandemia do corona vírus e eleições, muitos negócios foram paralisados aguardando os desfechos.

Diante disso, grandes oportunidades podem ser encontradas, pois os sinais do mercado mostram que o ano de 2023 será o de retomada econômica e que o próximo ano será muito interessante em termos de ganhos para aqueles que optarem em investir nesse momento.

No entanto, como já mencionado, é preciso atenção para detalhes fundamentais que venham a transformar os investimentos em uma ação lucrativa, onde os seguintes pontos precisam ser observados:

 

Localização

A localização é um dos fatores de maior relevância quando da aquisição de uma casa ou apartamento, pois alguns bairros são mais valorizados, enquanto outros são considerados perigosos ou distantes.

Normalmente, os bairros mais afastados do centro valem menos e os imóveis que estão próximos a grandes avenidas tendem a ser mais valorizados, exceção feita a locais onde o barulho passa a ser um problema para os moradores.

Também é importante avaliar se na região costuma ocorrer:

  • enchentes,
  • assaltos,
  • roubos,
  • conflitos entre vizinhos.

Locais violentos ou vulneráveis a cheias tendem a se transformar em algum momento em um problema, portanto, devem ser evitados.

Outro aspecto que precisa ser observado e que ganha cada vez mais força, são as regiões que oferecem a aproximação com a natureza, ou seja, rodeada de bosques, lagos e passeios que possibilitem uma melhor qualidade de vida para os que lá residem.

Nesse caso, mesmo a distância deixa de ser um impeditivo, porque cada vez mais as pessoas procuram por ambientes onde possam viver com qualidade.

 

Infraestrutura

Continuando a avaliar o que valoriza um imóvel, é preciso também conhecer qual é a infraestrutura do local onde se pretende adquiri-lo.

Para isso, é fundamental verificar se o bairro oferece:

  • transporte público de qualidade,
  • escolas,
  • supermercados,
  • farmácias,
  • praças de lazer,
  • hospitais ou serviços de assistência médica.

Também é preciso avaliar as condições das vias urbanas em direção ao local do seu trabalho e escola das crianças, afinal, ninguém deseja ficar parado no trânsito ou impedido de se locomover em função de possíveis problemas ocasionados por falta de infraestrutura.

Por fim, a beleza da região e dos imóveis construídos também colaboram com a decisão de compra, pois é natural que as pessoas queiram estar em um espaço bonito, arejado e agradável de se viver.

 

Segurança oferecida

Outro item que a cada dia ganha mais valor, envolve a segurança do local onde se pretende morar.

Como já mencionado, é importante avaliar o nível de criminalidade do bairro, ou seja, a presença de favelas na proximidade pode ser um indicativo de sérios problemas com relação a esse assunto.

Além disso, observe se o imóvel oferece recursos de segurança, como: muros e grades de proteção nas janelas.

Nos casos envolvendo condomínios, avalie como funciona a portaria e os sistemas de comunicação e segurança.

É muito importante conversar com algum morador da região para verificar detalhes a esse respeito, portanto, não tenha dúvida em pesquisar se o local é seguro ou desconfortável para quem vive na região.

 

Tamanho e estrutura do imóvel

O tamanho e a estrutura do imóvel é outro assunto a ser analisado, vale a pena uma avaliação da planta para saber como os cômodos são distribuídos.

Nesse caso, é imprescindível que a casa ou apartamento comporte o número de moradores que ocuparão o local, ou ainda que atenda as expectativas para um futuro aluguel, com relação ao público que se deseja trabalhar.

Normalmente, estudantes gostam de ambientes menores de fácil manutenção, enquanto que famílias preferem mais espaço, onde crianças e animais domésticos possam circular livremente.

 

Móveis planejados

Os móveis planejados ou embutidos são na maioria das vezes uma ótima forma de se valorizar um ambiente, especialmente quando o objetivo é o de disponibilizar o imóvel para aluguel.

Se essa for a sua intenção, as cozinhas e quartos com esse tipo de recurso ganham pontos.

Já quando o objetivo é o de moradia, tudo vai depender do estado de conservação e do agrado dos novos moradores com relação aos móveis, porém, muitas pessoas consideram um diferencial poder contar com móveis planejados.

 

Manutenção em dia

Chegamos a um dos pontos essenciais quando se está na busca de respostas para o que valoriza um imóvel.

A falta de manutenção ou o desleixo com os espaços obrigarão o comprador a fazer investimentos com reformas, o que sem dúvida é um problema.

Para isso, é fundamental que sejam observados as condições das:

  • instalações elétricas,
  • instalações hidráulicas,
  • condição da pintura,
  • avaliação dos pisos e revestimentos,
  • verificação do telhado, etc.

 

Qualidade dos materiais utilizados

Estando a manutenção em dia, é importante também que sejam observados a qualidade dos materiais utilizados na construção.

Tudo começa pela aparência externa, quando é possível verificar como está o muro, grades, churrasqueira e ambientes de lazer.

No interior do ambiente, é preciso estar atento a qualidade do reboco, pintura e todos os materiais utilizados como luminárias, torneiras, chuveiros, pisos, etc.

 

Incidência do sol

Um dos itens que poucos se atentam quando estão avaliando um imóvel diz respeito à incidência do sol, especialmente quando se trata de apartamentos.

A falta dessa observação pode ser danosa para a saúde daqueles que irão residir no ambiente, pois a falta do sol colabora para a umidade e consequente para a formação de mofo e bolor, um sério problema para quem sofre de rinite e outros problemas respiratórios.

Em locais onde o verão é muito quente, o ideal é que o sol incida no interior do ambiente no período da manhã, possibilitando que a noite os quartos estejam mais frescos.

Diferente do que muitos pensam, esse pequeno detalhe faz grande diferença na qualidade de vida dos que lá irão morar.

 

Documentação em dia

Por fim, chegamos a um item que pode inviabilizar qualquer negociação, independente das condições perfeitas em que o imóvel se encontre. Trata-se da documentação. 

Para isso, é preciso avaliar as seguintes situações:

  • pendências de pagamento de impostos,
  • verificação de possíveis heranças e inventários,
  • situação das contas de energia, água, gás,
  • situação das contas junto ao condomínio.

Para evitar qualquer perda de tempo e desgaste, o ideal é que esse item seja o primeiro a ser avaliado, pois pendências são problemas e precisam ser resolvidas para que o processo da negociação possa se concretizar.

Leia também: O que acontece se eu não pagar o condomínio?

 

É possível calcular a valorização?

Um dos assuntos que sempre surge em uma negociação, diz respeito a valorização prevista para o imóvel que está sendo adquirido.

Existem muitas variáveis que podem modificar as condições de valorização de uma residência ou apartamento, porém, de uma maneira geral, é possível se fazer uma projeção utilizando-se dois índices:

O IGMI-C, ou seja, o Índice Geral do Mercado Imobiliário, responsável em medir a rentabilidade do mercado brasileiro de imóveis comerciais, portanto, deve ser utilizado para negócios que envolvam:

  • salas,
  • galpões,
  • lojas, etc.

Para espaços residenciais, o ideal é avaliar o IGMI-R ABECIP, índice destinado a medir a rentabilidade desse tipo de imóvel.

O seu cálculo é realizado com base nos laudos de imóveis financiados pelos bancos, sendo uma maneira confiável de se estabelecer os índices de valorização.

 

Como comprar um imóvel focando na valorização?

Certamente você deve estar um pouco assustado com a quantidade de fatores que podem transformar a aquisição de uma casa, apartamento ou de um espaço comercial em um excelente negócio, ou um problema a ser resolvido.

Definitivamente, o que valoriza um imóvel está relacionado com todos os pontos abordados nesse post e a falta de cuidado com eles pode resultar em uma desvalorização do seu imóvel.

Uma maneira inteligente de resolver essa situação é contar com uma imobiliária de confiança, uma empresa que ofereça apenas soluções legalizadas e com toda a documentação em ordem, bem como disposta a apresentar a seus clientes todos os detalhes dos imóveis que disponibiliza ao mercado.

A Adquira Imóveis atua no mercado desde 1989 e faz parte da história de milhares de famílias que conquistaram seus sonhos a partir de uma assessoria responsável e de qualidade, onde a preocupação sempre foi a de oferecer a solução adequada para cada cliente que a procura.

Trabalhando com transparência e honestidade, desejamos fazer parte dos melhores momentos da sua vida, portanto, não medimos esforços em encontrar o imóvel que atenda às suas necessidades e possibilidades.

Agora que você já sabe o que valoriza um imóvel e deseja conhecer mais sobre a Adquira Imóveis, acesse nosso site, avalie nossa forma de trabalho e conte conosco!

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989