Blog Adquira Imoveis

Imóvel parado? Descubra como locar rapidamente

Você adquiriu um imóvel como forma de investimento, mas não consegue vender ou locar? Esse é um problema de muitos proprietários. É claro que o objetivo é alugar a casa ou apartamento o quanto antes, mas encontrar um inquilino interessado em um curto espaço de tempo depende de uma série de variáveis. Confira no artigo dicas para locar seu imóvel rapidamente.

1 – Faça as reformas necessárias

Antes de disponibilizar o imóvel à locação, lembre-se do velho ditado “a primeira impressão é a que fica”, que é completamente verdadeiro quando falamos de imóveis.

Se na primeira visita o potencial inquilino não se sente atraído pelo imóvel, as chances de fechar negócio são pequenas. Por isso, separe uma parte de seu orçamento para reformar pisos, corrigir rachaduras, problemas em instalações elétricas e encanamentos.

Antes de colocar o imóvel para aluguel faça reformas e melhorias necessárias para deixá-lo em perfeito estado
Antes de colocar o imóvel para aluguel faça reformas e melhorias necessárias para deixá-lo em perfeito estado

Confira o funcionamento e condição de tomadas, espelhos, torneiras, maçanetas, portas, janelas, lâmpadas, descargas e etc.

Lembre-se que os cuidados com o seu imóvel são responsáveis por valorizar o espaço e chamar atenção. O resultado é menos tempo de espera até a assinatura do contrato de aluguel.

2 – Invista em segurança

Atualmente um imóvel que não garante a sensação de proteção ao inquilino é facilmente descartado. Ninguém quer viver com medo ou insegurança, principalmente famílias.

Apartamentos mais próximos do térreo, casas com muros baixos e imóveis próximos a terrenos baldios são pouco atrativos. Assim como casas com janelas sem grades de proteção e cerca elétrica.

Analise a realidade do seu imóvel. Pense no bairro em que está localizado, existem vizinhos ao redor? Como está o índice de violência? Pequenas benfeitorias podem gerar qualidade de vida ao locatário e mais chances de ele estender a permanência no imóvel.

No caso de apartamentos em condomínios, você precisará ter o apoio de moradores para apresentar as reivindicações ao síndico.

Anuncie seu imóvel com uma equipe profissional e dedicada

3 – Ofereça cômodos com móveis

Deixe alguns cômodos mobiliados se possível. Pode ser um sofá na sala de estar ou guarda-roupa no quarto, mas os móveis precisam estar em ótimo estado de conservação.

Uma alternativa é apostar em móveis planejados na cozinha e banheiro, com qualidade e de acordo com o tamanho dos cômodos.

Imóveis com mobília facilitam para pessoas que estão chegando à cidade e terão pouco tempo para se instalar ou pretendem alugar por um período preestabelecido, por exemplo, universitários, gerentes e representantes de empresas que mudam de cidade com frequência.

Além disso, na mudança para o novo imóvel, a mobília do inquilino pode não caber no espaço oferecido e ele é forçado a trocar. Imóveis semimobiliados evitam esse tipo de preocupação.

4 – Faça manutenções constantes

Como destacamos, o seu imóvel precisa agradar potenciais locatários já na primeira visita. Em uma casa com área externa convidativa, tenha um serviço de jardinagem para fazer a manutenção a cada mês. Para uma família que está procurando um quintal grande no novo ambiente, encontrar um imóvel bem cuidado agiliza a locação. Por isso, mantenha todos cômodos limpos e atrativos.

Contratar um profissional para cuidar do jardim é um exemplo de ação para facilitar a locação
Contratar um profissional para cuidar do jardim é um exemplo de ação para facilitar a locação

5 – Não exagere no valor do aluguel

No momento definir o preço do aluguel do imóvel é importante ter cautela e levar em conta algumas variáveis. Considere todos os cuidados com a manutenção, as reformas feitas, cômodos mobiliados e eletrodomésticos disponíveis.

Faça pesquisas na internet e veja a média de preços de imóveis parecidos com o seu, analise as opções da concorrência. Compare com valores cobrados em outras cidades, mas não esqueça que o mercado imobiliário de cada região segue uma tendência.

O preço do aluguel do seu imóvel deve ser justo e competitivo.

6 – Conte com uma imobiliária de qualidade

É comum haver proprietários que acreditam que é desnecessário contar com uma imobiliária para ajudar no processo. No entanto, oferecer o imóvel sem o apoio de uma imobiliária de confiança é arriscado. Entenda como o apoio de especialistas em imóveis facilita a locação:

  • Ponte entre proprietário e inquilino

Em caso de reformas, negociações pagamentos ou problemas no imóvel, o corretor será o primeiro a ficar sabendo. O locatário vai procurar o corretor e ele vai informar você sobre o assunto. Ou seja, você não terá nenhum contato direto com seu inquilino e não precisa “esquentar a cabeça”.

  • Contrato de aluguel

Uma das principais responsabilidades das imobiliárias é fazer o contrato. Nele deve constar dados pessoais do locatário, locador e do imóvel, além de informações sobre taxas, valores, situação dos cômodos, móveis e tempo de duração do contrato. O documento também determina quem será o responsável em casos de inadimplência no pagamento do aluguel. Caso o contrato não seja cumprido pela parte do locatário, a imobiliária coordena toda a  negociação.

  • Divulgação adequada

Para facilitar o processo de locação de seu imóvel, imobiliárias possuem canais de divulgação direcionados ao seu público-alvo. A ação permite agilidade e garantia de locação em curto espaço de tempo. A Adquira Imóveis não poupa esforços para acelerar os negócios dos clientes, com forte investimento em mídia e em portais parceiros.

Como proprietário, é importante que você busque informações sobre os seus direitos e como a lei te ampara. Mas deixar a sua casa ou apartamento para alugar em uma imobiliária de confiança é sinônimo de tranquilidade e tempo para realizar as atividades que você realmente precisa se preocupar.

7 – Seja flexível nas negociações

Esteja preparado para negociar o aluguel e taxas. Potenciais inquilinos podem fazer contrapropostas e você precisa analisar se é de seu interesse, neste caso, o corretor de imóveis irá te ajudar. Discuta com ele se o valor solicitado se enquadra no estilo e características do seu imóvel. A dica é ser flexível sem esquecer da realidade do imóvel e de sua lucratividade.

Quer locar seu imóvel de uma vez por todas? Baixe este ebook GRÁTIS e descubra como

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989