Fiador de aluguel – O que é e como funciona?

Por Leonardo Stadler | 8 de abril de 2021 às 14:19

Ter um fiador para aluguel é um dos modelos de garantias locatícias mais comuns nas imobiliárias, entretanto, a maioria dos clientes ainda tem dúvidas de como funciona. Isso é normal, em razão do processo burocrático que o contrato para alugar um imóvel normalmente possui. A dica para tornar essa etapa mais tranquila é se informar e nós vamos te ajudar. Entenda mais sobre o fiador de aluguel no artigo.  

Como negociar o valor de aluguel de um imóvel? 

O que é o fiador? 

Trata-se de uma pessoa física que possupelo menos um imóvel quitado em seu nome. No contrato de aluguel, o fiador será a garantia para o proprietário da casa ou apartamento em caso de inadimplência do inquilino. De maneira direta, o fiador assume a responsabilidade da dívida se houver algum problema no pagamento mensal.  

A modalidade não gera custos ao inquilino ou fiador. 

Quem pode ser fiador de aluguel? 

Fazer um contrato de aluguel com fiador é simples tanto para o locatário, quanto para o locador, mas envolve encontrar uma pessoa que tope participar do processo. Em geral, as imobiliárias exigem que o fiador tenha renda mensal compatível com valor do aluguel e resida na mesma cidade que está o imóvel que se pretende alugar. As condições podem variar conforme a região e regras de cada empresa imobiliária, por isso, esclareça sobre o assunto logo no começo da negociação.   

Caso decida pelo fiador para alugar, você terá apenas que encontrar uma pessoa que atenda os critérios. Muitos acabam procurando parentes e amigos próximos. É sempre importante ser alguém de confiança e que entenda como funciona o processo.   

O indivíduo que aceita ser fiador no contrato de locação será procurado quando o locatário não cumprir com suas obrigações. 

Em regra, o fiador apenas responderá com seus bens quando esgotados os meios de pagamento do locatário, todavia, caso haja expressamente a renúncia a este direito, ou se obrigar solidariamente ao devedor. Inclusive, o próprio imóvel do fiador poderá ser usado para quitar eventuais dívidas do imóvel, não sendo aplicada a impenhorabilidade do bem de família neste caso. 

Diante disso, é muito importante que as partes se atentem a essas especificações antes de firmar o contrato de locação garantido por fiador. 

O ideal é que tenha um fiador para aluguel confiável e que saiba suas condições.

Encontrei o fiador e agora?

Com um fiador já determinado começa uma nova etapa, o contrato de aluguel. Você deve verificar com a imobiliária quais documentos serão necessários para formalizar a negociação. Nesta hora o seu fiador terá que comprovar que tem pelo menos um imóvel quitado e cumpre os outros requisitos. Já você precisa apresentar os documentos pessoais solicitados.

Concluída essa fase, a imobiliária faz uma análise da documentação e pode aprovar, ou não, o seu cadastro. Com todos os dados aceitos, o contrato é finalizado e inquilino e o fiador podem assinar.

De modo geral as imobiliárias solicitam uma lista de documentos para os fiadores, que pode incluir: Ficha cadastral; documentos pessoais; declaração do último imposto de renda; Comprovantes de renda e de residência; além do comprovante de estado civil e matrícula atualizada do imóvel.

Estes mesmos documentos serão exigidos do cônjuge, no caso de o fiador ser pessoa física. Se o fiador for pessoa jurídica, as imobiliárias podem exigir ainda o balancete dos últimos dois anos, o contrato social e a última alteração, assim como o número do CNPJ e a inscrição estadual.

Durante a permanência no imóvel, todas as responsabilidades quanto à locação são do locatário. O fiador de aluguel será acionado somente quando houver problemas financeiros.  Ao final do contrato de locação o vínculo fiador-inquilino é desfeito.

Alugar pela imobiliária ou particular? Conheça as vantagens de cada escolha

Resumo: Vantagens e desvantagens do fiador de aluguel

Principais vantagens: O inquilino tem apenas o trabalho de encontrar um fiador; Não há custos no trâmite, ou adicionais para a garantia locatícia ser efetivada.

Desvantagens: Pode demorar algumas semanas, já que exige a comprovação dos dados do fiador de aluguel, como já visto com a série de documentos necessários; Algumas imobiliárias só aceitam fiadores que sejam residentes no mesmo município do imóvel alugado.

Opções de fiança sem fiador 

– Caução: É uma opção mais simples e menos burocrática. A exigência é que o locatário repasse à imobiliária o valor referente a três alugueis, que após a rescisão contratual será devolvido corrigido ao locatário. Veja sobre depósito caução.

– Seguro fiança: Nesta outra opção, o inquilino paga um percentual, geralmente 15%, para uma empresa seguradora, todo o mês, junto com o aluguel. Esse valor pode cobrir eventuais situações de inadimplência. Porém, pode encarecer o valor final do aluguel.

– Cartão de crédito: Funciona como a garantia caução, mas é uma alternativa ainda mais fácil. Na maior parte dos casos, as imobiliárias exigem que o futuro inquilino tenha um cartão com limite disponível de 4 vezes o valor do aluguel.

Geralmente com uma análise rápida, a garantia locatícia por cartão de crédito oferece menos burocracia para os inquilinos.

Leia: Conheça a nova forma de alugar um imóvel sem fiador

Tenha uma imobiliária que facilite o processo

Como vimos, a burocracia na hora de alugar um imóvel é um empecilho e, em alguns casos, gera desinteresse em possíveis inquilinos. Ter informações acessíveis e claras sobre o imóvel é um primeiro passo para facilitar o processo de locação.

Algumas imobiliárias se preocupam com isso logo que o futuro locatário entra em contato. Este é o caso da Adquira Imóveis, empresa tradicional e com histórico na qualidade de atendimento de clientes.

A Adquira Imóveis sabe entender o lado do inquilino, para isso, oferece iniciativas que garantem que as fases de procura do imóvel, escolha do fiador para aluguel e formalização do contrato, sejam rápidas.

Conte com o Aluga Fácil da Adquira Imóveis para encontrar o imóvel perfeito.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade e veja nossa nova Política.
Prosseguir
Agência Yard