Blog Adquira Imoveis

Estudante universitário, vai morar em Ponta Grossa? Então você precisa ler este artigo!

Morar em Ponta Grossa é o objetivo de centenas de jovens vestibulandos. Entretanto, no período anterior à mudança, é comum que surjam dúvidas. “Será que vou gostar da cidade?”, “Vou conseguir fazer novos amigos?”, “É uma boa cidade para morar?” Calma! Ponta Grossa é um ótimo local para morar.

A Princesa dos Campos tem, atualmente, mais de 311 mil habitantes e se destaca na região pelo desenvolvimento industrial, comercial e universitário. Se você vai se mudar para estudar em Ponta Grossa e quer mais informações sobre a cidade, acompanhe o artigo.

Educação

Todos os anos centenas de pessoas chegam para estudar e morar em Ponta Grossa. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), duas instituições públicas, são as principais responsáveis por atrair jovens universitários para a cidade.

No entanto, Ponta Grossa tem diversas faculdades particulares, o que a posiciona como um forte polo educacional. Além disso,  mesmo estando próxima à capital do estado, Ponta Grossa possui colégios particulares reconhecidos pelo excelente sistema de ensino, o que atrai diversos estudantes de outras cidades.

Comércio

Em cidades de médio porte, como Ponta Grossa, é comum que pequenos núcleos comerciais se formem nos bairros, em busca de atender a demanda urgente dos moradores. Então se você pensa em morar em algum bairro, não estará desamparado.

Mas é na região central onde ficam os comércios mais consolidados. Para você que está chegando na cidade, saiba que na Avenida Vicente Machado estão localizadas dezenas lojas que ofertam produtos para todos os públicos. Nos finais de semana, o movimento na região se torna ainda maior com a vinda de moradores de cidades vizinhas, principalmente no Palladium Shopping Center, localizado no final da avenida. Próximo à Vicente Machado, também está o Terminal Central de Transporte Coletivo. Mesmo que você não conheça PG, com o transporte público é fácil se locomover entre bairros e centro.

Três grandes redes de supermercados estão ativas na cidade. O Tozzeto, empresa local, Condor e o Muffato. As lojas estão distribuídas nos bairros Centro, Jardim Carvalho, Uvaranas e Olarias, regiões próximas das universidades.

Indústria

Outro setor que movimenta a renda local é a indústria. A cidade já foi reconhecida por abrigar o maior Parque Industrial do interior. Hoje estão instaladas às margens da BR 376, multinacionais e cooperativas com distribuição nacional.

Tetra Pak, Ambev, Cimpor, Crown Embalagens, Continental, Madero e Castrolanda são algumas delas. Empresas que além de beneficiar economicamente a região, contribuem para a geração de estágios e empregos para a população e para os estudantes.

Caso a sua graduação se relacione com estes setores, fique atento às oportunidades oferecidas.

Lazer e cultura

Mesmo que o motivo da sua mudança para morar em Ponta Grossa seja o estudomomentos de lazer e diversão são essenciais. A vida noturna da cidade se concentra entre os bairros próximos às universidades e no Centro. Há opções para todos os gostos e bolsos.

Para quem não gosta de agitação, Ponta Grossa possui dois cinemas, localizados nos shopping’s Palladium e Total. O primeiro no centro e segundo no bairro Nova Rússia.

Na área cultural, a cidade conta com três museus abertos à visitação: Museu dos Campos Gerais, Museu Época e Museu de Arqueologia. Casarões e prédios de décadas passadas com arquitetura histórica são muito comuns no centro da cidade. Se este estilo de passeio te atrai, vale a pena conhecer. As principais edificações antigas ficam em ruas próximas à Catedral de Santana.

Em busca do imóvel perfeito para alugar? Deixe que a equipe da Adquira Imóveis te ajuda!

Atrativos naturais

Dando continuidade às dicas de programas tranquilos, os Campos Gerais do Paraná são nacionalmente reconhecidos pelos atrativos naturais. O Parque Estadual de Vila Velha talvez seja o mais conhecido, no entanto, é apenas um deles.

No distrito de Itaiacoca, há 32 km de Ponta Grossa, fica o Buraco do Padre. O espaço com uma cachoeira de 30 metros leva esse nome por ser o local onde Padres Jesuítas costumavam meditar.

Outras atrações naturais da cidade são a Cachoeira da Mariquinha, o Cânion e Cachoeira do Rio São Jorge e o Capão da Onça. Quedas d’água responsáveis por divertir visitantes e moradores em finais de semana e feriados.

Cachoeiras são ótimos locais para visitas aos finais de semana
Cachoeiras são ótimos locais para visitas aos finais de semana

Outra vantagem de morar em Ponta Grossa é que existem espaços verdes mesmo dentro da cidade. O Parque Ambiental Governador Manoel Ribas, por exemplo, está na região central de Ponta Grossa. O espaço tem quadras esportivas, parque infantil, pista de caminhada e área de descanso.

Já próximo ao campus principal da UEPG, a opção é o Parque Monteiro Lobato. O local é muito procurado por jovens e adultos que desejam praticar atividades físicas ou reunir os amigos. 

Moradia

Por contar com um fluxo constante de pessoas que vêm trabalhar e estudar em Ponta Grossa, o segmento imobiliário da cidade cresce anualmente. Construtoras e imobiliárias estão investindo em imóveis de qualidade com a intenção de atender diversos públicos, incluindo os universitários.

A orientação para você que está vindo morar em Ponta Grossa é buscar por imóveis próximos de onde vai fazer a graduação. Se você vai estudar na UEPG campus central, é desejável optar por apartamentos no bairro Jardim Carvalho ou Centro. Mas se a graduação será no campus Uvaranas, o indicado seriam as residências disponíveis no próprio bairro Uvaranas.

Apartamentos disponíveis com proximidade do campus Uvaranas da UEPG.
Apartamentos disponíveis com proximidade do campus Uvaranas da UEPG

Uma dica para reduzir custos é dividir o aluguel com uma ou várias pessoas. As repúblicas universitárias permitem que você escolha um imóvel maior e melhor localizado, mas que não pese tanto no seu bolso.

Em todo o caso, o indicado é pesquisar. Use a internet para encontrar opções que valem a pena.

Algumas imobiliárias oferecem condições especiais para quem está chegando para estudar em Ponta Grossa.

A Adquira Imóveis é uma delas. A empresa possui um portfólio de kitnets, flats e apartamentos de custo reduzido próximos às universidades, com preços até R$ 1 mil.

Além disso, a Adquira garante benefícios se você precisa encontrar um espaço com rapidez. Com o Aluga fácil, os corretores te ajudam com as melhores opções para alugar um imóvel!

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989