Blog Adquira Imoveis

Dividir aluguel: Sonho ou pesadelo?

Você alcançou o sonho de ver seu nome na lista de aprovados do vestibular e está se perguntando: “Preciso morar em outra cidade. E agora?” É comum que, após toda a euforia, surjam dúvidas a respeito de qual bairro morar, qual será o valor das despesas e se vale a pena ou não dividir o apê.

Saiba que sair da casa dos pais e se mudar para outra cidade será uma fase marcante na sua vida, por isso, é importante fazer as escolhas certas. Acompanhe as dicas sobre o que considerar antes de dividir aluguel.

Sonho ou pesadelo: O que analisar

Dividir aluguel com uma ou mais pessoas reúne vantagens e desvantagens. Se você está em dúvida sobre qual opção se enquadra melhor na sua realidade, veja os apontamentos.

  • Economia

O primeiro motivo em dividir aluguel é a economia. Em geral, universitários têm como foco o estudo e as despesas na nova cidade ficam sob a responsabilidade dos pais. Porém, arcar com todos os custos pode pesar no orçamento familiar. Para reduzir os gastos muitos jovens optam por encontrar interessados em dividir casas / apartamentos e rachar o valor da moradia, assim como as contas de energia, água, condomínio e internet.

Dividir as despesas com outra pessoa permite ainda que vocês consigam alugar um imóvel maior, mais confortável e melhor localizado.

  • Companhia

Nem sempre é fácil sair da casa dos pais e mudar de cidade. Se no seu antigo lar o convívio com a família era diário, a partir de agora será diferente. A tendência é que em algum momento você sinta sozinho. Para algumas pessoas essa solidão não incomoda, mas se este não for o seu caso, opte por dividir aluguel. Assim você terá companhia nas atividades do dia a dia, como nas refeições, para contar novidades e desabafar.

O convívio permite ainda que você construa amizades e tenha mais momentos de lazer fora de casa.

Uma das vantagens de dividir aluguel é ter companhia no dia a dia.

Vale lembrar que a escolha das pessoas com quem você vai morar faz muita diferença e requer cuidados.

Ainda não encontrou o imóvel perfeito para alugar? A equipe da Adquira te ajuda!

  •  Divisão de tarefas

Morar longe da família também significa não ter os pais para realizar todas as tarefas para você. A partir de agora é sua a responsabilidade de limpar os cômodos da casa nova, preparar as refeições e lavar as roupas.

Outro ponto positivo de dividir um imóvel está em ter alguém para repartir essas obrigações.

A dica é criar juntos um cronograma de tarefas e discutir sobre como executá-las. O diálogo e a compreensão são pontos essenciais para que não ocorram problemas no cumprimento dos afazeres.

Quando dividir pode se tornar pesadelo

Mas dividir aluguel também tem seu lado negativo. O mais complicado é que não é fácil detectar quando a pessoa que você optou por dividir o imóvel lhe trará surpresas desagradáveis. Separamos alguns motivos para isso ser um problema.

  • Falta de privacidade

Como todos os moradores pagam as despesas do apartamento, todos têm direito sobre ele.  Você terá que dividir as áreas comuns da casa, como sala, cozinha e banheiro. Se você está estudando na sala e a outra pessoa quer assistir TV, será necessário que alguém abra mão do que está fazendo. O mesmo vale para o banheiro. Imagine seu colega demorando no banho no dia em que você está atrasado para uma prova? Ou trazer visitas que você não conhece fazendo barulho quando você precisa dormir? Ter privacidade não é fácil quando se divide aluguel.

5 cuidados ao alugar o primeiro imóvel

  • Personalidades e objetivos diferentes

Conviver com pessoas que conhecemos há anos nem sempre é fácil, pense então em dividir a casa com um desconhecido. Haverá diferenças de personalidades, costumes e objetivos.

Algumas pessoas gostam de cozinhar ouvindo música, outras preferem o silêncio. Alguns têm mania de organização, outros são desorganizados. São costumes que agregam à relação ou geram conflitos.

A liberdade de morar sozinho faz com que certos estudantes fiquem deslumbrados e esqueçam o porquê estão ali. Imagine chegar em casa e se deparar com uma festa no seu apartamento enquanto você precisa estudar ou dormir cedo. Morar com pessoas que não possuem os meus objetivos que você pode ser complicado e trazer sérios problemas.

  • Dificuldade em cumprir regras

Para que a convivência entre moradores dê certo é necessário respeito. Se acordos foram firmados, eles precisam ser cumpridos. No entanto, existem pessoas que não lidam bem com regras.

Infelizmente você pode ter que lidar com alguém que não coloca em prática o cronograma de tarefas domésticas ou pior, que usa o dinheiro que seria do aluguel para outra finalidade. Uma grande dor de cabeça que qualquer pessoa que decide dividir uma casa ou apartamento está aberta a sofrer.

Então, dividir aluguel é um sonho ou pesadelo? Depende. É necessário ter critérios para escolher com quem dividirá o teto e saber avaliar a sua disposição para lidar com conflitos. Apesar dos riscos, entenda que pode ser uma ótima experiência para o seu momento de vida.

  • Como encontrar um bom imóvel

Além da dúvida em dividir o aluguel, você deve se preocupar em encontrar um bom imóvel para morar durante o período. A localização, estrutura e o valor do aluguel precisam atender as expectativas.

Kitnets são opções para estudantes que desejam dividir aluguel
Kitnets são opções para estudantes que desejam dividir aluguel

A Adquira Imóveis é uma imobiliária em Ponta Grossa que não mede esforços para atender estudantes. Em seu portfólio de imóveis, localizados em bairros estratégicos, existem flats, kitnets e apartamentos de 1, 2 ou mais quartos.

Se você vai se mudar para Ponta Grossa, está em busca de uma residência e não têm muito tempo ou precisa escolher o imóvel rapidamente, aproveite o serviço de Drive Thru da locação da Adquira. Isto é, um corretor transporta você para conhecer os imóveis que estão dentro de sua lista de interesse.

Clique aqui e agende seu Drive Thru da locação

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989