Blog Adquira Imoveis

Dica para o proprietário: Como alugar um imóvel com mais facilidade

Como alugar um imóvel com rapidez? A resposta para essa pergunta é muito questionada entre os proprietários de residências. Saiba que a grande facilidade em alugar um imóvel depende do cuidado que você dá à sua propriedade.

Apesar das recentes dificuldades econômicas nacionais, atualmente, o setor imobiliário vem ganhando fôlego e vem crescendo. As expectativas são de que o setor se fortaleça e estimule mais investimentos. Por isso, proprietários de imóveis disponíveis para locação precisam ter visão de mercado para negociar e mantê-los sempre em ótimo estado para lidar com a concorrência.

Separamos algumas dicas para você entender como alugar um imóvel com facilidade.

  • Invista na manutenção

Deixe sempre o imóvel pronto para receber visitas. Atente-se à todas as manutenções necessárias. Corrija problemas no piso, encanamento, rachaduras em paredes, instalações elétricas e outros. Verifique se a iluminação nos cômodos está em dia. Deixe lâmpadas funcionando, assim o inquilino não precisará se preocupar com isso logo de início.

A pintura do imóvel precisa estar perfeita. Se for uma casa, não deixe pintar as áreas externas como muros e portões. 

A grande maioria dos visitantes que estão à procura de um novo local para morar se importam essencialmente com a qualidade, então o seu objetivo deve ser impressioná-los. Não dê oportunidade para que um imóvel concorrente conquiste o inquilino por estar mais conservado que o seu. Isso faz diferença no momento da escolha.

Veja um checklist básico de manutenção para deixar o seu imóvel pronto para agradar o inquilino:

  • Estrutura da garagem;
  • Portão – Pintura e controle eletrônico;
  • Pintura – Paredes, portas e janelas.
  • Acabamentos;
  • Torneiras e ralos;
  • Vaso sanitário;
  • Box do banheiro;
  • Portas e janelas;
  • Piso – Rachaduras e manchas.
  • Lâmpadas;
  • Tomadas;
  • Interfone;
  • Móveis – Puxadores, cupim e mofo.
Uma das ações para saber como alugar um imóvel mais fácil é corrigir imperfeições em paredes.
Uma das ações para saber como alugar um imóvel mais fácil é corrigir imperfeições em paredes.
  • Destaque o diferencial do imóvel

A primeira impressão do visitante é a que ficará em sua memória, por isso, valorize o que há de melhor no seu imóvel. Se o jardim é amplo, deixe-o bonito, com a grama curta, mesmo a casa estando está vazia. A organização e o seu cuidado chamam a atenção do futuro morador.

Imóveis localizados em boas regiões não podem passar despercebidos. Reforce com a imobiliária responsável a informação de mercados, clínicas, restaurantes, pontos de ônibus e universidades de fácil acesso.

Móveis planejados no banheiro, cozinha e área de serviço também são atrativos que vão acelerar o processo de locação.

Estar atento aos detalhes que valorizam o seu apartamento com certeza gera custos. No entanto, é a melhor forma de conseguir alugar o imóvel com rapidez.

  • Se vai alugar por conta própria, seja realista quanto ao preço

Proprietários de várias casas possuem mais facilidades para definir o preço do aluguel de um imóvel. Mesmo que este seja o seu caso, uma análise sincera sempre é pertinente.

O bairro, o comércio e até a variedade de locações no entorno são fatores que influenciam nessa decisão.

Recomendamos que encontre uma imobiliária de confiança para te auxiliar fazendo uma avaliação para chegar a um valor justo, que seja bom para você e para o locador.

O valor da locação é um fator decisivo e, portanto, é preciso ser realista.

  • Esteja aberto para negociar

Em alguns casos, a locação depende que você aceite propostas do futuro inquilino. Neste momento é importante analisar todos os prós e contras. Se a pessoa deseja instalar grade de proteção em uma janela ou colocar móveis planejados na cozinha, por exemplo, veja como estas mudanças vão influenciar na estrutura da residência. Se a sugestão acontecer para valorizar o seu imóvel, pode valer a pena.

É importante discutir, antes da decisão final, quem arcará com o custo desta manutenção, que pode ser abatido no valor do aluguel ou você mesmo pode arcar com a despesa desde o início, se achar válido.

Outra negociação muito comum entre proprietário e inquilino é o preço do aluguel. Na maioria das vezes, o interessado propõe um valor abaixo do que o divulgado. Neste caso, a decisão é pessoal. Somente você poderá avaliar se o preço sugerido é de seu interesse. Acha que vale a pena? Então não há problema em ceder um pouco.

  •  Encontre uma imobiliária confiável

Uma locação rápida também depende da visibilidade do seu imóvel na cidade. E sozinho fica muito difícil dar conta de reformas, documentos e ainda atender clientes. O recomendado é que você opte por uma imobiliária confiável para anunciar seu imóvel.

  • Divulgação

Encontre uma empresa transparente, comprometida com os seus objetivos e com atendimento prestativoNote as formas de divulgação desta imobiliária, se eles possuem canais digitais, como site e redes sociais. Uma dica simples de como alugar um imóvel rapidamente é compartilhar os anúncios com amigos e familiares, pedindo a colaboração deles. Quanto mais em evidência o seu imóvel estiver, mais ágil será a locação.

Dentro desta divulgação é essencial contar com uma imobiliária que garante detalhes importantes, como boas fotografias do imóvel. Fotógrafos profissionais possuem conhecimento amplo sobre luminosidade e estratégias para valorizar os pontos fortes do ambiente. A Adquira Imóveis, por exemplo, faz questão de oferecer este serviço.

Imagens do seu imóvel feitas por um fotógrafo podem mais chamar atenção de interessados
Imagens do seu imóvel feitas por um fotógrafo podem mais chamar atenção de interessados
  • Comodidade

O proprietário que prefere alugar o imóvel sem o apoio de uma imobiliária precisa lidar com muitos riscos e preocupações. Quando uma imobiliária tem a responsabilidade de anunciar um imóvel, ela assume o controle total de todas as etapas da locação.

Isto é, fica a cargo dela receber o cliente interessado, acompanhá-lo na visita ao imóvel e intermediar as negociações como o proprietário.

Além disso, serviços burocráticos como documentação, contrato, pagamento em dia e o cumprimento de cláusulas, também ficam sob obrigação da imobiliária. Por isso, é importante escolher uma empresa de confiança.

Com uma boa imobiliária, você como proprietário terá mais comodidade para realizar outras tarefas no seu dia a dia.

Agora que você entendeu melhor como alugar um imóvel em curto espaço de tempo, conheça a Adquira Imóveis. Especializada em locações e vendas em Ponta Grossa, atuando no mercado há quase dez anos. Anuncie com a Adquira e aproveite a campanha Aluga Fácil PG, que está oferecendo diversas vantagens para o locador, agilizando a negociação para locatário.

Converse com um angariador Adquira Imóveis e anuncie seu imóvel

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989