Blog Adquira Imoveis

Confira 10 dicas sobre o que verificar antes de comprar um imóvel usado

o que verificar antes de comprar um imóvel usado 1

Comprar imóvel usado é um excelente negócio, desde que alguns cuidados sejam tomados.

Mesmo diante da pandemia do Coronavírus, o ano de 2021 trouxe resultados positivos e surpreendentes no mercado imobiliário brasileiro.

Segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), a estimativa é que durante o ano de 2021 tenham sido movimentados cerca de 11 bilhões de reais em vendas no Brasil.

As expectativas para o ano de 2022 continuam positivas, prometendo muitas oportunidades para os interessados em adquirir o seu imóvel e o chamado “ciclo de prosperidade” para o segmento continuará sendo uma realidade.

Os negócios envolvendo imóveis usados também chamaram a atenção em 2021.

Segundo o Painel do Mercado Imobiliário (PMI), só no primeiro semestre houve um crescimento de 110% em negócios envolvendo vendas de imóveis usados, quando comparado ao mesmo período de 2020.

Como se observa, as condições oferecidas pelo mercado e as oportunidades colaboraram para que milhares de famílias conquistassem a sua casa própria ou realizassem investimentos em imóveis por todo o país.

Neste post, apresentaremos 10 dicas a respeito dos cuidados que precisam ser tomados para a aquisição de um imóvel usado. Continue lendo e conheça detalhes sobre esse importante assunto!

Por que optar por um imóvel usado?

Na hora de escolher o próximo lar, é comum ficar em dúvida se vale a pena comprar um imóvel usado ou não. Normalmente, essa insegurança está relacionada com uma imagem negativa do apartamento ou casa por já ter sido usada.

Essa percepção não é necessariamente verdadeira, visto que existem muitas opções de prédios ou casas que já têm anos e estão em ótimo estado.

A verdade é que, no mercado imobiliário, nem sempre o mais novo é a melhor opção. Tudo depende de como a obra foi feita, os materiais usados e as técnicas utilizadas.

Isso quer dizer que é possível encontrar um imóvel usado que tenha qualidade, esteja bem preservado e ofereça tudo que você e sua família deseja.

Outro motivo para procurar por imóveis usados é o fato deles serem, geralmente, maiores que os novos, com quartos, salas e banheiros mais amplos.

Outra questão que deve ser considerada é a organização condominial e a definição da taxa de condomínio. Nos empreendimentos novos ou na planta, ainda não há nenhuma combinação ou regras, o que pode gerar conflitos futuros.

Nos casos de um imóvel usado, pode-se pedir ao proprietário uma média dos valores cobrados e ver se essa taxa está dentro do seu orçamento.

Além de tudo isso, as casas e apartamentos usados podem ser ótimos investimentos, principalmente em áreas que estão se valorizando com o passar dos anos. E isso vale tanto para venda quanto para locação.

Por já estar pronto para morar, os investidores podem colocá-lo para locação sem precisar aguardar longos períodos.

E esse também é um benefício para quem está comprando o imóvel para morar nele, sendo possível se mudar assim que o contrato for assinado.

Vale ressaltar que nem sempre o apartamento ou casa estará em perfeito estado para morar. Algumas vezes será necessário fazer pequenas obras, o que pode ser abatido do preço de venda.

Pense nessas reformas como uma oportunidade de melhorar o imóvel usado e aumentar o seu valor. Muitas pessoas optam por remover paredes, trocar o piso e pintar de uma cor diferente para transformar o ambiente e torná-lo ainda mais especial.

O que verificar antes de comprar um imóvel usado?

dicas sobre o que verificar antes de comprar um imóvel usado

Com todos os benefícios citados acima, você já deve estar convencido a comprar um imóvel usado.

Mas, para evitar problemas ou surpresas no futuro, é preciso atenção em todos os trará mais segurança e tranquilidade na negociação.

Para isso, recomendamos uma avaliação criteriosa dos seguintes itens:

Estado geral do imóvel

Um dos principais pontos a serem observados na compra de um imóvel usado é o estado geral dele, ou seja, como estão as estruturas internas e externas da casa ou apartamento

Essa análise é essencial para você avaliar se há necessidade de uma reforma e orçar o valor dela.

Esses valores poderão fazer parte do pacote a ser negociado com o proprietário.

Observe, por exemplo, o número de cômodos e o tamanho de cada um deles, bem como se haverá necessidade em quebrar paredes para ampliação dos espaços ou a necessidade do fechamento de uma área descoberta.

Tenha atenção especial em problemas de umidade nas paredes e tetos, o que pode ser notado pelo aparecimento de mofo e rachaduras. Esse é um sinal que há infiltrações e que é preciso fazer reparos antes de se mudar.

Móveis sob medida

Verifique se na casa ou apartamento que você pretende comprar existem armários sob medidas na cozinha, banheiros e quartos, analisando também o estado de cada um deles.

Móveis prontos e em bom estado facilitam a mudança e diminuem custos na hora de complementar a mobília e a decoração.

E se você desejar decorar tudo do zero, também há opções disponíveis no mercado. Há muitas casas e apartamentos que não contam com móveis para permitir a personalização dos ambientes.

Encanamento e rede elétrica

Você já ouviu falar de vícios ocultos em um imóvel? Eles são os chamados defeitos que geralmente não se percebe ao visitar as casas ou apartamentos que se pretende comprar. Na maioria das vezes, eles são detectados com o uso.

Esse tipo de problema é comum nas redes elétricas e hidráulicas, bem como nos tradicionais cupins em portas, janelas e até mesmo nos móveis instalados. 

Algumas vezes eles geram prejuízos ao comprador. Por isso, é bom ficar atento e se precisar, busque a ajuda de um profissional para fazer a devida análise.

Esse cuidado é ainda mais importante em imóveis que são muitos antigos, uma vez que tanto a fiação quanto a tubulação vão se degradando com o tempo.

Avalie bem a estrutura, não tenha medo de fazer perguntas e veja qual foi a última vez que foi realizada alguma obra relacionada a essas questões.

Acabamentos

Na lista sobre o que verificar antes de comprar um imóvel usado, o acabamento não pode ser esquecido. Afinal, uma casa e apartamento ganham ou perdem valor a partir desses detalhes.

Por isso, verifique a qualidade e o estado do piso, azulejo, esquadrias, louças sanitárias, metais e tudo mais que finaliza a obra. 

Não deixe de considerar o acabamento externo do jardim, calçada, garagem, etc.

É importante ressaltar que é comum que com o tempo os acabamentos vão perdendo a qualidade. Ou seja, você com certeza achará uma casa com azulejo danificado, por exemplo.

Nesses casos, pense na facilidade para o conserto e no potencial para melhora.

Localização

Escolher a melhor localização também é essencial. Comece observando a mobilidade e acessibilidade urbana da região. 

A infraestrutura do local também precisa ser analisada, portanto, verifique:

  • a qualidade dos serviços básicos de saneamento,
  • o serviço de limpeza pública e energia elétrica,
  • disponibilidade de internet,
  • comércio local,
  • escolas e universidades próximas,
  • serviço de transporte público,
  • espaços para lazer na região.

Uma dica: quem gosta de um lugar mais silencioso, por exemplo, deve evitar imóveis localizados próximo a grandes avenidas.

Leia: Qual bairro escolher para morar em Ponta Grossa.

Segurança

dicas sobre o que verificar antes de comprar um imóvel usado

A segurança é um fator fundamental na escolha de um imóvel usado, portanto, informe-se a respeito da região onde ele está localizado e conheça detalhes sobre o assunto.

Faça tudo isso com antecedência para evitar surpresas. Afinal, ninguém quer se mudar e descobrir na experiência a alta taxa de criminalidade da região, não é?

Uma forma de saber mais sobre a área é pesquisar na internet notícias, conversar sobre os amigos e familiares que moram próximo e perguntar para um vizinho.

Outro ponto importante e que pode ser um diferencial é verificar se existem sistemas eletrônicos de segurança instalados no imóvel, evitando problemas com furtos e invasões.

Vizinhança

A vizinhança faz toda a diferença na sua qualidade de vida e na dos seus familiares, portanto, antes de fechar o negócio, procure saber como é o comportamento das pessoas que moram nas proximidades. 

Uma boa dica para conhecer essa questão é passar pelo endereço várias vezes, em diferentes horários e dias, para observar o que acontece.

Essa recomendação também é válida para condomínios. Combine com o corretor ou com o proprietário para visitar o imóvel usado em diferentes horários para ver o real comportamento dos vizinhos.

Opções de pagamento

Não esqueça de considerar aqui todos os outros custos envolvidos na compra de um imóvel, como os impostos, o condomínio, as reformas, a pintura, os móveis e a mudança.

No caso de parcelamento de apartamentos, lembre-se de colocar no papel a parcela e a taxa condominial para garantir que o orçamento não ficará apertado.

Você também consegue recorrer aos financiamentos bancários para comprá-lo. Os critérios para a operação são praticamente os mesmos de um imóvel novo, inclusive podendo utilizar os recursos do FGTS.

Documentação

O quesito documentação é fundamental para o sucesso dessa operação, por isso a elaboração do contrato de compra e venda precisa ser realizado por profissionais competentes e capacitados para isso.

As boas imobiliárias oferecem esse apoio, o que garante a segurança da operação. 

De forma geral, o proprietário deve ter a cópia da matrícula atualizada do Cartório de Registro de Imóveis, bem como a certidão com negativa de ônus e alienações.

Além disso, é essencial as negativas de débitos municipais, estaduais e federais e, claro, todos os documentos pessoais.

O comprador deve apresentar seus documentos pessoais e arcar com as despesas que lhe competem, como: 

  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI),
  • registro do imóvel,
  • escritura pública,
  • taxas de cartório. 

Imobiliária

Uma das mais importantes dicas sobre o que verificar antes de comprar um imóvel usado é procurar uma imobiliária conceituada e que possua credibilidade em sua cidade. 

Lá, você encontrará diversas opções de casas e apartamentos, o que facilitará a sua procura. 

É importante saber que uma imobiliária de qualidade, para aceitar um imóvel para ser vendido, pesquisa a sua situação legal e avalia a idoneidade do vendedor. 

Além disso, oferece toda a assistência jurídica, garantindo maior segurança ao seu investimento.

Como comprar um imóvel usado?

As nossas dicas ajudarão você a avaliar melhor o imóvel usado, mas antes de chegar nessa etapa é preciso encontrar um apartamento ou uma casa que combine com o seu estilo.

Para isso, você precisa buscar o imóvel de forma regular, seja por meio da internet ou andando pela cidade e buscando placas de venda.

Para facilitar essa etapa de procura, recomendamos que você faça uma busca mais superficial para verificar quais regiões e tipos de imóveis estão na sua faixa de preço.

Assim, você evitará se apaixonar por um apartamento lindíssimo no centro da cidade que não cabe no seu orçamento.

Além disso, é importante considerar a estrutura desejada. Se sua família é composta por um casal e três filhos, por exemplo, uma casa de um quarto e um banheiro não será a ideal.

Em resumo, na hora de procurar é importante já ter definido:

  • localização desejada,
  • quantidade de cômodos,
  • orçamento familiar.

A partir dessa primeira filtragem, você encontrará alguns imóveis usados, bastando usar as nossas dicas para filtrá-lo.

Por que contar com uma imobiliária?

Como você já deve ter percebido, encontrar, avaliar, negociar e comprar um imóvel usado envolve diversos processos que precisam ser feitos com muita atenção para evitar problemas no futuro.

Para ajudar em todas essas etapas, pode-se contar com uma imobiliária que estará do seu lado em todos os momentos e trará muito mais praticidade e agilidade em todo o processo.

O primeiro benefício é de poder contar com corretores na procura do imóvel dentro dos seus critérios.

No nosso site, por exemplo, é possível utilizar diversos filtros para encontrar exatamente o que você está procurando, como:

  • estado,
  • cidade,
  • bairro,
  • tipo e subtipo de imóvel,
  • faixa de preço,
  • número de quartos e suítes,
  • vagas de garagem,
  • metragem.

Nos resultados você encontra fotos detalhadas de cada cômodo, assim como uma descrição completa do imóvel.

Se você se interessar, basta nos mandar uma mensagem para agendar uma visita e conhecer de perto o imóvel usado. Após a visita, pode-se iniciar a negociação e o levantamento dos documentos, o que será feito por profissionais especializados na área.

E caso não ache nada, basta conversar com alguém da equipe para contar o que sua família está procurando e passar seu contato para qualquer novidade.

Dê o primeiro passo para iniciar esse processo e encontre o seu próximo lar na Adquira Imóveis. Entre em contato conosco ou faça uma pesquisa no nosso site e comece a sua busca.

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989