Blog Adquira Imoveis

Como comprar o primeiro apartamento?

Seja qual for a fase da vida, comprar o primeiro apartamento é uma conquista e tanto! Ter um imóvel próprio é repleto de benefícios e oportunidades a curto e longo prazo.

Comprar o primeiro imóvel é uma montanha-russa de emoções, independente de qual fase da vida você esteja, seja começando uma carreira agora e querendo mudar de lar, ou se você está começando uma família.

O processo de comprar um imóvel, principalmente quando falamos em apartamento, não envolve apenas escolher um empreendimento qualquer e já assinar os primeiros papéis que aparecerem.

Essa fase envolve uma série de procedimentos, sendo o primeiro deles e o mais importante, o planejamento. Sem ele você terá mais chances de errar na escolha ou tomar decisões precipitadas que podem colocar o seu sonho em risco.

Sendo assim, não adianta querer apressar esse momento crucial, já que em muitos casos esse será o seu lar por muitos anos ou até mesmo para a vida toda.

Fatores específicos, como localização, valor, fluxo das parcelas, metragem, status da obra e muitos outros, influenciam totalmente no seu objetivo e por isso é bastante necessário estudar os empreendimentos da região, conhecer as principais construtoras e as imobiliárias.

Além disso, é preciso pensar na sua vida e no que irá mudar com essa aquisição, de forma a ser necessário planejar o pagamento a ser feito mensalmente, a compra de móveis e até mesmo algum reparo que possa ser necessário no ato da entrega.

De fato, tantos fatores juntos assim podem assustar, principalmente para quem ainda não entende muito desse universo. 

Mas não é preciso se preocupar ou ficar com receio. A cada ano milhares de brasileiros realizam esse sonho e com as informações e direcionamentos corretos tudo ocorre como o planejado.

E aí, pronto para entender o que precisa para comprar o primeiro apartamento e finalmente ter o seu lar próprio? Continue por aqui e veja algumas das nossas dicas para tomar a melhor decisão e realizar mais essa conquista.

O que considerar na hora de comprar o primeiro apartamento?

Antes de trazermos as nossas dicas relacionadas ao planejamento da compra do seu primeiro apartamento, iremos dar uma informação que pode ser bastante útil na sua escolha do empreendimento ideal.

Os apartamentos na planta, ou seja, que ainda não foram construídos, são ricos em benefícios, como o preço que tende a ser mais em conta, a facilidade no pagamento, o tempo e até mesmo o maior período para se planejar e comprar os móveis com calma.

Além disso, estes apartamentos possuem um grande potencial de valorização durante a construção em si, além de você poder escolher o andar, a unidade e demais características, como onde irá ter a incidência de sol e mais.

O apartamento na planta também é uma opção para você que não tem pressa em se mudar agora e que pode esperar mais alguns meses até colocar os pés no seu novo lar. Ah, eles geralmente ficam prontos antes do que se imagina, na maioria dos casos!

Agora que você sabe disso, confira as nossas outras dicas sobre a compra do primeiro apartamento que irão tornar esse processo mais simples e divertido.

Organize-se financeiramente

Mesmo que você tenha o objetivo de financiar o imóvel por alguns anos, algumas incorporadoras solicitam parte da entrada no ato da confecção do contrato, assim como pode ser necessário pagar taxas de emissão de documentos e mais.

A organização financeira também deve envolver o seu controle de gastos para que determinado valor da sua renda fique destinada todos os meses para pagar as parcelas do seu novo lar.

É preciso pensar na sua estabilidade no emprego, nas despesas fixas que tem e também na reserva financeira em caso de algum imprevisto. Não compre um apartamento precipitadamente sem ter certeza do quanto pode investir por mês.

Entenda como funciona o pagamento

Uma das opções mais procuradas pelas pessoas que estão buscando comprar seu primeiro apartamento são os financiamentos. Pois eles são uma ótima alternativa para quem quer comprar o seu primeiro imóvel sem a necessidade de juntar o valor total do imóvel antes da compra.

Apesar de parecer assustador para algumas pessoas fazer negócio diretamente com um banco, é uma forma segura e garantida de que o pagamento estará indo para o seu imóvel. Além disso, é possível pesquisar as taxas de juros e demais dados em cada instituição. Para isso, você pode sempre contar com uma imobiliária de confiança para intermediar esse processo da compra do seu imóvel.

Pensando nisso, também temos outro artigo que fala um pouco mais sobre financiamentos.

Defina o tipo de imóvel

Quando o assunto é sobre comprar o primeiro apartamento, você tem algumas opções, como comprar um imóvel que já existe ou aquele que ainda está em construção ou em lançamento, ou seja, nem saiu do papel ainda.

Aqui, não existe escolha certa ou errada, mas sim a mais apropriada para o seu momento de vida. Se você não tiver pressa de se mudar e deseja um empreendimento mais acessível e com possibilidades de pagamento mais flexíveis, na planta será melhor.

Atualmente, existe uma grande variedade de apartamentos na planta, desde os estúdios que tendem a estar presentes em grandes centros comerciais nas cidades, os de dois ou mais dormitórios e até mesmo os que possuem atributos como varanda gourmet e mais.

Leve em conta as necessidades da sua família

Um ponto muito importante a ser analisado na hora de comprar o primeiro apartamento são os seus planos a longo prazo. Cogita casar? Ter filhos ou até mesmo trazer algum familiar para morar com você?

Dentro dessa etapa, é preciso pensar sobre os seus objetivos com esse apartamento. Ele será a sua morada por um longo tempo ou pretende alugá-lo em breve? Gostaria de ter um quarto extra para alugar durante temporadas?

Todas essas perguntas e muitas outras devem ser levadas em conta nessa fase, para que você escolha o apartamento que melhor atenda às suas necessidades e projetos de vida.

Não esqueça dos custos com o condomínio

Pagar o condomínio é uma obrigação de quem mora em apartamentos, esse custo tem como finalidade pagar as despesas e investimentos dos locais comuns do prédio ou condomínio.

Dependendo de alguns fatores como a localização e a infraestrutura do seu empreendimento esse valor pode alterar consideravelmente. E não pagar o condomínio pode trazer sérias consequências para os proprietários dos apartamentos.

Continue lendo aqui: O que acontece se eu não pagar o condomínio?

Seu apartamento também pode ser um investimento

Nem tudo são custos e despesas na hora de comprar um apartamento. Comprar um imóvel pode ser considerado como uma opção de investimento também.

Isso pode acontecer através da valorização do imóvel em si. Se algum dia você precisar vender o seu imóvel as chances de você vender por mais caro do que pagou são bem grandes.

Outra maneira é através da locação. Se algum dia você sair do seu primeiro apartamento e não quiser vendê-lo, você pode alugar e transformar ele em uma fonte de renda passiva.

Analise bem a documentação 

Depois de tudo isso, provavelmente você acha que o trabalho acabou, não é mesmo? Mas a verdade é que mesmo a um passo de assinar o contrato, ainda existe algo muito importante a ser feito: analise a documentação.

Cláusulas, entrelinhas, as famosas letras pequenas, e todas as condições presentes no documento devem ser lidas totalmente, mesmo que isso demore algum tempo e seja necessário levar os documentos para casa.

Após assinado, o contrato não poderá ser alterado e caso você não leia, poderá ser vítima de má-fé, bem como concordar com taxas extras, cobranças indevidas e até mesmo condições que colocam você em uma situação desagradável.

Por fim, conte com a Adquira Imóveis!

Muito mais que uma corretora de imóveis, a Adquira Imóveis é uma empresa consolidada no mercado e responsável por administrar, vender e alugar centenas de casas, apartamentos, galpões e muitos outros tipos de imóveis ao redor do Brasil.

Aqui, você conta com centenas de opções de imóveis que passaram pelo nosso rígido controle de qualidade e que não irão trazer surpresas negativas. Afinal, você é a nossa maior prioridade.

Fácil de usar e sem segredos, em poucos segundos você preenche alguns dados sobre o seu imóvel dos sonhos e pode navegar entre as diversas opções presentes em nosso portal.

Realizar o sonho de comprar o seu primeiro apartamento está mais perto do que você imagina! Aproveite para conhecer o nosso site agora e ver as opções disponíveis conforme o seu objetivo.

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989