Blog Adquira Imoveis

Comprar apartamento na planta é mais barato?

Será que comprar um apartamento na planta é mais barato?

Sem dúvida alguma, se você puder esperar para ocupar o espaço ou está realizando um investimento, adquirir um imóvel que será construído ou está em fase de construção é muito vantajoso.

No entanto, você precisa conhecer a incorporadora envolvida no empreendimento ou fechar negócio com uma imobiliária que possua uma alta credibilidade para evitar situações, onde a obra não é entregue e os compradores fiquem no prejuízo.

Para isso, vale uma pesquisa a respeito, onde através da internet consegue-se obter muitas informações dos envolvidos no projeto.

Além de mais barato, a aquisição na planta também apresenta outros benefícios, como condições diferenciadas de pagamento e a valorização do imóvel na medida em que ele vai sendo construído.

Essa valorização pode acontecer de forma automática, pois os valores cobrados pelas incorporadoras vão aumentando na medida em que a data da entrega da obra vai se aproximando, ou dependendo da modalidade da construção, pode sofrer reajuste pelo INCC ou CUB.

Além disso, dependendo do local onde a obra está sendo construída e dos detalhes que envolvem a qualidade do projeto, essa valorização tende a ser incrementada ainda mais.

Agora que você já sabe que comprar apartamento na planta é mais barato, continue a leitura, confira detalhes a respeito e conheça outras 4 vantagens que fazem parte desse tipo de negociação!

O que é um apartamento na planta? 

O apartamento na planta é aquele que está sendo construído ou que possui apenas o seu projeto desenhado.

A partir do cumprimento de todas as obrigações legais e com a autorização para o início da obra (alvará de construção), a incorporadora pode iniciar as vendas dos imóveis.

Isso significa que mesmo que o terreno ainda não esteja sendo preparado para a edificação, as negociações podem acontecer, quando interessados podem adquirir imóveis que estão apenas projetados em plantas e apresentados em materiais publicitários.

Trata-se portanto, de uma relação de confiança, tal qual também acontece em outras negociações, como, por exemplo, quando você faz um consórcio para a aquisição de um automóvel.

Daí, novamente, a importância em desenvolver esse modelo de negócio com empresas que ofereçam:

  • credibilidade,
  • capacidade financeira,
  • tradição,
  • experiência.

Uma dica valiosa para esse caso é de solicitar o Memorial Descritivo do imóvel, pois nele vai estar detalhado todos os detalhes da construção do projeto, inclusive os materiais que serão utilizados na obra.

Veja porque comprar apartamento na planta é mais barato

Comprar apartamento na planta é mais barato, pois atende as necessidades da incorporadora que necessita se capitalizar para fazer os investimentos na construção do edifício.

Para isso, a empresa faz um estudo a respeito dos valores dos imóveis enquanto na planta e depois de pronto.

O valor na planta precisa atrair clientes, portanto, além de apresentar um custo menor para quem compra, oferece condições de pagamento diferenciadas, conforme já comentamos neste post.

Essas negociações contribuem de maneira efetiva como parte dos investimentos a serem realizados para o pagamento das diversas ações e etapas que envolvem a construção de um edifício.

Vale a pena ler também:

Incorporação ou administração: o que você precisa saber ao comprar apartamento na planta!

Outras vantagens de comprar ainda na planta

Existem ainda outras vantagens nesse tipo de compra.

Como vimos, o apartamento na planta é mais barato e acaba sendo valorizado na medida em que a construção avança e principalmente a partir da entrega da edificação.

Porém, nos bastidores ocorrem outras situações que passam despercebidas, mas que acabam contribuindo com essa decisão. Vamos a elas:

Mais tempo para economizar

A partir de condições especiais oferecidas na compra do imóvel na planta, é possível se planejar para que os pagamentos ocorram dentro de uma programação que favoreça o investidor, possibilitando uma economia.

É bastante comum que a negociação gire em torno de um valor de entrada pago diretamente à incorporadora e um financiamento através de um banco, completando o valor do imóvel.

Como a negociação é realizada ainda na planta, essa entrada poderá ser dividida durante o período em que a obra está sendo construída, possibilitando mais tempo para o pagamento.

Além disso, não existem ainda as despesas de:

  • condomínio,
  • água,
  • energia elétrica,
  • internet,
  • outros serviços no imóvel.

Melhores opções de escolha em um mesmo empreendimento

Outra grande vantagem na compra de um imóvel na planta diz respeito às opções de escolha.

Quando a obra ainda está no processo de construção, geralmente é possível fazer opções por revestimentos, louças, metais e detalhes que podem ser modificados pela construtora. Inclusive mudanças na planta dependendo do projeto também são possíveis.

Isso facilita bastante a operação e evita as chamadas reformas que são realizadas nos imóveis acabados, diminuindo significativamente os valores investidos e evitando os transtornos na contratação de profissionais para a realização das obras.

Outro fato interessante é que também será possível escolher o apartamento preferido, ou seja, qual o andar desejado, se estará voltado à rua ou aos fundos do edifício, avaliar a incidência de sol sobre determinados cômodos e detalhes mais complicados de serem resolvidos em um imóvel pronto.

Prazo maior para a mudança

O tempo é outro fator que trabalha a favor de quem adquire um imóvel que esteja sendo construído.

Além de reconhecer que o apartamento na planta é mais barato, a mudança pode ser realizada com calma e organização.

Todo o processo pode ser bem planejado e dividido em etapas, possibilitando que algumas tarefas sejam realizadas com tranquilidade, como, por exemplo:

  • ligação da internet,
  • contratação e instalação de TV.

Também o empacotamento e transporte dos móveis podem ser realizados sem as dificuldades que normalmente fazem parte desse processo.

Por fim, o planejamento financeiro para a mudança também pode ser trabalhado com antecipação, gerando economia e um melhor controle dos gastos.

Documentação sem burocracia

A burocracia é bem menor quando se compra um apartamento na planta.

Os processos que envolvem guias de pagamento, conferência de registros fiscais e tributários, e possíveis regularizações que precisam ser realizadas, praticamente não existem.

Além disso, a intermediação de documentos ocorre através da incorporadora e imobiliária que está responsável pela comercialização dos imóveis.

Isso não significa que os documentos não precisam ser apresentados, porém, todo o processo é facilitado e, por ser um imóvel em fase de construção, muitas atividades são dispensáveis.

Como se observa, vale a pena avaliar a possibilidade de adquirir um imóvel em fase de construção, pois muitas vantagens são obtidas a partir dessa escolha.

Agora que você já sabe que comprar apartamento na planta é mais barato, mas precisa de maiores informações a respeito, bem como do apoio de uma imobiliária especializada no assunto, entre em contato com a Adquira Imóveis e conte conosco!

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989