Como negociar o valor de aluguel de um imóvel?

Por Leonardo Stadler | 22 de fevereiro de 2021 às 16:42

Negociar o valor do aluguel de imóvel é uma etapa comum quando você está disposto(a) a ficar com uma casa ou apartamento que atende seus objetivos. Claro que nem sempre o processo é bem-sucedido e você alcança o valor que cabe no orçamento familiar ou que o imóvel realmente vale, mas cabe a você saber o limite. Já passou por essa experiência? Foi desgastante e achou melhor pagar o preço determinado? A intenção deste artigo é justamente esclarecer como negociar o aluguel de imóvel. 

Qual bairro escolher para morar em Ponta Grossa? 

Prepare-se para a negociação 

Pesquise e compare  

Até encontrar o apartamento que gostou e pretende morar, com certeza, você visitou outros imóveis e tem ao menos um pouco de conhecimento sobre o mercado imobiliário da sua cidade, então avalie. Apartamentos parecidos, com o mesmo número de cômodos, estrutura e localização custam quanto? Se o valor do imóvel pretendido está acima dos demais, ponto positivo para sua proposta.  

Além disso, hoje, conhecer o valor dos aluguéis cobrados não demanda muito tempo. Com a internet e poucas horas você já consegue encontrar em sites confiáveis, casas ou apartamentos semelhantes e pode comparar os preços.  

Tempo de desocupação  

Outra dica para negociar o valor do aluguel de imóvel é saber desde quando ele está disponível para locação. Quanto mais tempo o imóvel que te interessa estiver vago, mais fácil vai ficar de o proprietário aceitar a sua proposta. 

Um fato que você deve considerar é a situação econômica nacional, por isso, esteja informado. Num momento de instabilidade, em geral, os locadores desejam obter uma renda a mais com o aluguel. 

Saiba também sobre a carteira de imóveis do locador. Pessoas com mais de uma propriedade tendem a conhecer mais o mercado de negócios e nem sempre podem ceder à sua tentativa de desconto. 

Avalie a estrutura 

Considere questões estruturais da casa ou apartamento, por exemplo, a falta de grades de proteção nas janelas, manchas no piso e muro baixo. Se o locador não tem interesse em realizar melhorias ou reformas, reduzir o valor do aluguel é o mínimo para abater alguns desses problemas.  

Você também pode abrir mão de alguns benefícios como a garagem e sugerir alugá-la para terceiros.   

negociar-valor-de-imóvel

Negociar o aluguel de imóvel sozinho requer pesquisa e iniciativa.

Como encontrar casas baratas para alugar em Ponta Grossa 

Faça uma proposta cabível  

Com toda a pesquisa, a tarefa de negociar valor de aluguel de imóvel deve ficar mais simples. Neste momento você precisará definir uma proposta, isto é, qual é o valor justo para o imóvel que pretende alugar. Lembre-se de se colocar no lugar do proprietário e ser sensato para não cometer erros e atrapalhar a relação que está começando.   

Quando for apresentar a proposta ao corretor de imóveis ou diretamente ao locador pontue seus argumentos. Deixe evidente os motivos pelos quais você está negociando e como chegou ao valor solicitado.  

Depois é aguardar a boa notícia.  

E se o locador não aceitar?  

Ele tem a opção de acatar seus argumentos, fazer uma contraproposta ou recusar qualquer negociação, e você precisa estar preparado para todas elas.  

Se o dono da casa ou apartamento aceitar, é hora de partir para o contrato, mas se negar ou sugerir outro valor, a melhor alternativa é avaliar. Considere se o preço indicado por ele é pertinente. Algumas vezes é melhor aceitar do que perder o imóvel que realmente gostou.   

Entretanto, se você entender que vale a pena continuar a negociação, manter a paciência será a chave. Neste caso, você pode justificar novamente o valor sugerido, pensar em novas estratégias e entrar em contato. 

Comprove sua confiabilidade 

Muitos locadores evitam dar descontos para não ter surpresas no futuro, como reduzir o valor do aluguel e ainda ter que lidar com um inquilino inadimplente. Para driblar essa situação, uma alternativa é mostrar que você pode arcar com os custos mensais. 

Reúna alguns documentos que possam demonstrar que você é um bom pagador, que já alugou outros imóveis e não tem histórico de problemas financeiros. A iniciativa será um importante passo para ganhar a confiança do locador. 

Leia também: Alugar em Ponta Grossa direto com o proprietário vale a pena? 

Deixe a negociação com uma imobiliária   

Nem sempre negociar o valor do aluguel de imóvel é uma tarefa viável para o inquilino. Corretores de imóveis experientes lidam com donos de propriedades diariamente e sabem as melhores abordagens e soluções.  

Caso o apartamento que deseja alugar esteja disponível através de uma imobiliária, peça ajuda. Neste caso, negociar diretamente com o locador não é o recomendado.

negociar-aluguel-de-imóvel

Seja paciente e peça ajuda profissional para conseguir negociar o aluguel de imóvel.

Uma das funções das imobiliárias é justamente intermediar o contato entre locadores e locatários, por isso, informe ao seu corretor sobre o interesse em negociar o aluguel de imóvel.  A partir desse comunicado ele poderá te ajudar a conseguir o valor pretendido.  

Além desse apoio, a imobiliária vai garantir segurança quando vocês chegarem a um acordo. A etapa da formalização do contrato, vistoria de entrada / saída e problemas que surgirem durante a moradia, a empresa, obrigatoriamente, precisa estar à disposição de suas necessidades.  

Mais vantagens  

No campo dos benefícios de ter uma imobiliária para te auxiliar é interessante descobrir se não existem campanhas que facilitem o processo de locação para o inquilino. Por exemplo, o Aluga Fácil da Adquira Imóveis 

Nesta campanha, a imobiliária Adquira Imóveis permite que você encontre o imóvel ideal sem muito esforço. Na prática o Aluga Fácil funciona assim, é só descrever à equipe de corretores de imóveis o que deseja na futura casa ou apartamento, e claro, qual o valor do aluguel.   

Com essas informações, o grupo da Adquira Imóveis indica as opções do seu catálogo de imóveis. É muito simples e fácil. 

Tenha essa experiência, conte para a Adquira Imóveis que tipo de imóvel que você deseja

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade e veja nossa nova Política.
Prosseguir
Agência Yard