Como negociar o valor de aluguel de um imóvel?

Por Leonardo Stadler | 18 de maio de 2022 às 16:42

Negociar o valor do aluguel de imóvel é uma etapa comum quando você está disposto(a) a ficar com uma casa ou apartamento que atende seus objetivos.

Claro que nem sempre o processo é bem-sucedido e você alcança o valor que cabe no orçamento familiar ou que o imóvel realmente vale, mas cabe a você saber o limite.

Já passou por essa experiência? Foi desgastante e achou melhor pagar o preço determinado? A intenção deste artigo é justamente esclarecer como negociar o valor de aluguel de um imóvel. Continue lendo e confira nossas dicas.

Qual bairro escolher para morar em Ponta Grossa? 

Como funciona o cálculo do valor de aluguel?

Antes de saber como negociar o valor de aluguel, é importante entender como esse número é definido pelos proprietários.

Para chegar em um valor interessante, é preciso conhecer um pouco sobre o mercado imobiliário e buscar imóveis similares que possua algumas semelhanças:

  • mesma metragem,
  • localização,
  • infraestrutura do bairro em que o imóvel está localizado.

Além disso, também se consideram outras informações sobre o imóvel, como os diferenciais que o condomínio oferece, por exemplo.

Prédios com piscina, sala de jogos e salão de festas tendem a ser mais valorizados do que os outros que não oferecem essas áreas coletivas.

Por outro lado, o valor de aluguel também considera o condomínio que será pago. Apenas considerando essa taxa é possível chegar em um número justo, que seja bom para o locador e para o locatário.

Dicas para negociar o valor de aluguel de um imóvel

Sabemos que negociar o valor de aluguel pode ser bem estressante e causar muito nervosismo. Mas, com as nossas dicas, esse processo se tornará muito mais simples e fácil. Confira!

Pesquise e compare  

Até encontrar o apartamento que gostou e pretende morar, com certeza, você visitou outros imóveis e tem ao menos um pouco de conhecimento sobre o mercado imobiliário da sua cidade, então avalie.

Apartamentos parecidos, com o mesmo número de cômodos, estrutura e localização custam quanto? Se o valor do imóvel pretendido está acima dos demais, ponto positivo para sua proposta.  

Além disso, hoje, conhecer o valor dos aluguéis cobrados não demanda muito tempo. Com a internet e poucas horas você já consegue encontrar em sites confiáveis, casas ou apartamentos semelhantes e pode comparar os preços.

Lembre-se de comparar imóveis que são realmente parecidos. Uma kitnet no centro, por exemplo, não pode ser comparada com um apartamento com três suítes.

E o mesmo vale para a localização. Uma casa em um bairro distante do centro tende a ser mais barata do que uma próxima.

Considere a localização, a estrutura e faça comparações justas.

Tempo de desocupação  

Outra dica para negociar o valor do aluguel de imóvel é saber desde quando ele está disponível para locação. Quanto mais tempo o imóvel que te interessa estiver vago, mais fácil vai ficar de o proprietário aceitar a sua proposta. 

Um fato que você deve considerar é a situação econômica nacional, por isso, esteja informado. Em um momento de instabilidade, em geral, os locadores desejam obter uma renda a mais com o aluguel.

Saiba também sobre a carteira de imóveis do locador. Pessoas com mais de uma propriedade tendem a conhecer mais o mercado de negócios e nem sempre podem ceder à sua tentativa de desconto. 

Avalie a estrutura 

Considere questões estruturais da casa ou apartamento, por exemplo, a falta de grades de proteção nas janelas, manchas no piso e muro baixo. Se o locador não tem interesse em realizar melhorias ou reformas, reduzir o valor do aluguel é o mínimo para abater alguns desses problemas.

De forma geral, quanto mais velho for o prédio, mais desgastada estará a sua infraestrutura. Nesses casos, pergunte quando foi feita a última reforma e se já houve algum problema com a estrutura, por exemplo.

Você também pode abrir mão de alguns benefícios como a garagem e sugerir alugá-la para terceiros.   

negociar-valor-de-imóvel

Negociar o aluguel de imóvel sozinho requer pesquisa e iniciativa.

Como encontrar casas baratas para alugar em Ponta Grossa 

Faça uma proposta cabível  

Com toda a pesquisa, a tarefa de negociar valor de aluguel de imóvel deve ficar mais simples.

Neste momento você precisará definir uma proposta, isto é, qual é o valor justo para o imóvel que pretende alugar. Lembre-se de se colocar no lugar do proprietário e ser sensato para não cometer erros e atrapalhar a relação que está começando.   

Quando for apresentar a proposta ao corretor de imóveis ou diretamente ao locador pontue seus argumentos. Deixe evidente os motivos pelos quais você está negociando e como chegou ao valor solicitado.

Uma boa ideia é enviar links que mostram que imóveis similares estão na faixa de preço proposto, o que tornará a oferta mais valiosa.

Depois é aguardar a boa notícia.

Vale a pena tentar negociar o valor de aluguel?

Tentar negociar o valor de aluguel sempre é válido, no entanto, é importante estar pronto para receber uma negativa.

Mas, de forma geral, vale a pena sim! Essa prática pode reduzir o preço e trazer mais conforto financeiro para você e para sua família.

Siga todas as dicas dadas acima, crie uma proposta interessante, que faça realmente sentido, e envie para o proprietário.

Vale ressaltar que essas dicas valem para todos os tipos de imóveis, os residenciais, os não residenciais e os de temporada.

Esses tipos são diferenciados pelo objetivo do contrato de aluguel. Saiba mais sobre cada um deles:

Não residencial

Alugar uma sala comercial, loja ou um galpão é diferente de uma residência, já que os objetivos são comerciais.

Porém, as condições dos imóveis disponíveis precisam ser adequadas ao valor solicitado e as contrapropostas também são válidas, porque o seu negócio pode valorizar o espaço, o que garante melhores condições de locação ao proprietário no futuro.

Mas, lembre-se, nesse tipo de imóvel o local, o tamanho e o tempo de desocupação tendem a ser ainda mais relevantes do que nos residenciais.

Além disso, é preciso cuidar para não ficar muito tempo negociando e trazendo contrapropostas, o que pode fazer você perder o ponto para outro negócio.

Residencial

O aluguel residencial é o que tratamos até agora nesse artigo, ou seja, aquele voltado para a moradia de uma família ou sozinho.

Diferente do modelo anterior, esse espaço não poderá ser utilizado para a montagem de algum negócio, além disso.

De forma geral, é mais fácil encontrar imóveis residenciais similares para comparar preços, o que pode ser mais difícil para os empresariais.

Temporada

Por fim, outro tipo de aluguel é o por temporada, ou seja, por um espaço de tempo que não ultrapassa 90 dias.

Essa modalidade é bastante comum em locais turísticos e voltados aqueles que desejam passar um período de férias com seus familiares.

Normalmente, o pagamento é realizado uma única vez e geralmente o imóvel é alugado com todos os móveis e estruturas montadas.

Por isso, não esqueça de confirmar qual é a estrutura oferecida e o seu peso para o valor de aluguel.

Nos casos dos imóveis para temporada também há uma questão que influencia muito no preço: a proximidade do feriado ou do verão.

Se você quer locar um apartamento para passar o verão e procura já em julho, por exemplo, as chances de encontrar preços bons são muito maiores do que se deixar para fazer isso em dezembro.

Para evitar esse problema, se planeje com antecedência, estude bem o mercado imobiliário e, quando achar um local interessante, faça uma proposta quanto antes.Mas, independente do tipo de locação que você procura, negociar, o valor de aluguel é uma boa ideia para diminuir custos e viabilizar a concretização da operação.

E se o locador não aceitar?  

Nem sempre o locador aceitará o valor de aluguel proposto e isso é um direito dele. Por isso, nada de ficar brabo ou desistir do negócio.

O proprietário tem a opção de aceitar seus argumentos, fazer uma contraproposta ou recusar qualquer negociação e você precisa estar preparado para todas elas. 

Se o dono da casa ou apartamento aceitar, é hora de partir para o contrato, mas se negar ou sugerir outro valor, a melhor alternativa é avaliar. Considere se o preço indicado por ele é pertinente. Algumas vezes é melhor aceitar do que perder o imóvel que realmente gostou. 

Entretanto, se você entender que vale a pena continuar a negociação, manter a paciência será a chave. Neste caso, você pode justificar novamente o valor sugerido, pensar em novas estratégias e entrar em contato.

Veja nossas dicas para negociar o valor de aluguel depois do proprietário não aceitar a primeira proposta.

Comprove sua confiabilidade 

Muitos locadores evitam dar descontos para não ter surpresas no futuro, como reduzir o valor do aluguel e ainda ter que lidar com um inquilino inadimplente. Para driblar essa situação, uma alternativa é mostrar que você pode arcar com os custos mensais. 

Reúna alguns documentos que possam demonstrar que você é um bom pagador, que já alugou outros imóveis e não tem histórico de problemas financeiros. A iniciativa será um importante passo para ganhar a confiança do locador. 

Leia também: Alugar em Ponta Grossa direto com o proprietário vale a pena? 

Deixe a negociação com uma imobiliária   

Nem sempre negociar o valor do aluguel de imóvel é uma tarefa viável para o inquilino. Corretores de imóveis experientes lidam com donos de propriedades diariamente e sabem as melhores abordagens e soluções.  

Caso o apartamento que deseja alugar esteja disponível através de uma imobiliária, peça ajuda. Neste caso, negociar diretamente com o locador não é o recomendado.

negociar-aluguel-de-imóvel

Seja paciente e peça ajuda profissional para conseguir negociar o aluguel de imóvel.

Uma das funções das imobiliárias é justamente intermediar o contato entre locadores e locatários, por isso, informe ao seu corretor sobre o interesse em negociar o aluguel de imóvel.  A partir desse comunicado ele poderá te ajudar a conseguir o valor pretendido.  

Além desse apoio, a imobiliária vai garantir segurança quando vocês chegarem a um acordo. A etapa da formalização do contrato, vistoria de entrada / saída e problemas que surgirem durante a moradia, a empresa, obrigatoriamente, precisa estar à disposição de suas necessidades.  

Mais vantagens de contar com uma imobiliária

Além de ajudar na negociação do valor de aluguel, a imobiliária também poderá ajudar você em diferentes etapas da locação.

O primeiro ponto relevante é garantir que o imóvel passou por uma avaliação criteriosa, que a estrutura está boa e que o preço escolhido não é abusivo para a área.

Além disso, o corretor também auxiliará na criação de um contrato que seja seguro para todos os participantes e siga as normas atuais.

Nessa etapa, é importante conversar sobre como será feito o reajuste do aluguel, o que evitará taxas abusivas ou surpresas na renovação do contrato.

Aqui, na Adquira Imóveis, contamos com o Aluga Fácil, uma campanha que permite que você encontre o seu próximo imóvel sem precisar se estressar, gastar horas na internet ou mandar diversas mensagens para os proprietários.

O seu papel é descrever à equipe de corretores o seu imóvel perfeito, dando detalhes sobre a quantidade de quartos, de banheiro, as áreas compartilhadas desejadas e, claro, a faixa de preço.

A partir dessas informações, o nosso time fará uma avaliação criteriosa do nosso catálogo, verá quais são os que mais encaixam com sua necessidade e indicaremos para uma visita.

Além disso, você também pode navegar no nosso site para ver as diversas opções disponíveis e propor negociações no valor de aluguel.

A nossa equipe cuidará de todos os detalhes, conversará com o proprietário e pode até mesmo ajudar você a fazer uma proposta dentro da realidade do mercado.

Conosco é tudo muito mais simples e fácil.

Entre em contato com o nosso time de corretores, nos conte o tipo de imóvel que você está procurando e dê o primeiro passo para encontrar o seu próximo lar ou loja.

Adquira Imóveis utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no site. Ao prosseguir, você concorda com a Política de Privacidade da Adquira.
Prosseguir
Agência Yard