Como investir em imóveis para alugar?

Por Leonardo Stadler | 25 de julho de 2022 às 14:27

Investir em imóveis para alugar pode ser uma alternativa inteligente para gerar resultados financeiros de forma rápida e segura.

O mercado imobiliário brasileiro vem apresentando um significativo crescimento desde 2020 e as oportunidades de negócios têm atraído investidores nacionais e internacionais. 

Com a valorização dos imóveis, as expectativas para 2022 continuam em alta. 

Ao comprar um imóvel você está realizando um investimento sólido e quando a pretensão é alugá-lo abre-se uma possibilidade de geração de renda passiva, a prazo e até para a vida toda.

Ou seja, você adquire um bem que se torna um patrimônio e ainda gera oportunidades de receber mensalmente uma remuneração.

Para isso, você precisa fazer a escolha certa. 

Quer saber como comprar imóveis para locar e aproveitar as vantagens do investimento? Continue lendo o nosso post e confira.

Vale a pena investir em imóveis para alugar?

Durante muito tempo, investir em imóveis era considerado uma atitude de caráter emocional, porque as pessoas faziam isso com o intuito de morar nele ou usá-lo para o seu trabalho.

Atualmente, comprar um imóvel também se transformou em uma alternativa segura de ganhar dinheiro e isso acontece de duas formas.

São elas: 

  • pela valorização do imóvel no mercado,
  • possibilidade de ganhar renda extra com a locação.

É importante destacar que a algum tempo os imóveis têm apresentado valorização acima da inflação e continuam sendo uma forma segura de investir. 

Quanto a possibilidade da renda extra com a locação, o mercado registra um aumento na  procura por aluguéis e também nos valores cobrados pelos proprietários. 

Atualmente, os valores dos imóveis para locação estão iguais ou acima dos patamares cobrados antes da crise gerada pela pandemia, que provocou queda nos valores.

Dessa forma, podemos afirmar que alugar vale a pena, é um bom negócio e não apresenta riscos para o proprietário.

No entanto, como todo negócio, o aluguel também apresenta vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas para você investir com mais segurança e tranquilidade o seu dinheiro.

Leia aqui: quanto cobrar de aluguel pelo seu imóvel?

Vantagens

São inúmeras as vantagens de investir em imóveis para alugar e uma delas é a valorização da sua casa ou apartamento caso deseje um dia vender. 

Sem contar que segundo a matéria do portal Mercado e Consumo, 92% dos brasileiros que trabalham em home office desejam continuar nesse modelo.

Essa realidade faz com que muitas pessoas, principalmente os solteiros ou casais sem filhos, optem pelo aluguel, já que a locação dá mais flexibilidade para mudar, conhecer e viver em cidades e até estados diferentes.

Isso significa que sempre tem uma grande procura por esse tipo de locação.

Um dos grandes propósitos de quem deseja investir em imóveis para alugar é a segurança financeira. Primeiro, você está adquirindo um patrimônio e depois terá uma oportunidade de renda passiva, conforme já falamos, que pode ser por toda a sua vida.

Nesse sentido da remuneração garantida mensalmente, muitas imobiliárias possibilitam ao inquilino formas de aluguel sem fiador, que garantem o pagamento mensal ao proprietário mesmo em caso de inadimplência. 

A rentabilidade também é outra vantagem, ou seja, enquanto você estiver recebendo estará lucrando.

Desvantagens

Embora investir em imóveis seja uma forma segura, pode apresentar algumas desvantagens.

Por exemplo, no caso do imóvel estar desocupado, é você quem deve arcar com as despesas de condomínio, energia, IPTU e outros gastos. 

Nesse caso, se o imóvel ficar muito tempo parado pode caracterizar um prejuízo para o seu bolso. 

É importante saber também que a Lei do Inquilinato prevê que todas as despesas com manutenção referentes à estrutura do imóvel são dever do proprietário, ou seja, reparos e consertos que o problema não tenha sido gerado pelo inquilino são dever do proprietário do imóvel.

Como fazer esse tipo de investimento?

Um imóvel em excelentes condições dificilmente fica parado, por isso você precisa saber como escolher a melhor opção. Isso vai ajudar a reduzir os riscos das desvantagens e aumentar as chances de curtir os benefícios.

O ideal é fazer uma pesquisa de mercado para avaliar quais são as chances de alugar o imóvel no local que você pretende comprá-lo.

Lembre-se que a localização é fator determinante na decisão de alugar ou não, fazendo com que ele fique parado por longos períodos, da mesma forma que é essencial no quesito da valorização ou desvalorização do imóvel no futuro.

Não use a emoção ao comprar o apartamento ou a casa que você pretende alugar.  O imóvel não será a sua moradia. Considere a necessidade do seu inquilino.

Por exemplo, se você deseja investir no mercado para oferecer imóveis de locação para estudantes, eles devem ser menores, mobiliados, práticos, inteligentes e perto de universidades da cidade, bem como ter fácil acesso ao transporte público ou ciclovias. Isso facilita todo o processo de locomoção por parte do estudante.

Já se você pretende investir em imóveis mais nobres destinados a famílias, prefira uma região residencial tranquila, considere a área verde, a estrutura de lazer, a segurança das crianças, proximidade de escolas, etc.

Independentemente do tipo de imóvel que você deseja investir para alugar, é essencial contar com os serviços profissionais e especializados de uma imobiliária, tanto na hora da compra quanto na hora de anunciar para locação.

Neste link, você conhece os melhores bairros de Ponta Grossa e região.

Como encontrar uma imobiliária para investir?

Para investir em imóveis para alugar e garantir bons resultados financeiros, você deve contar com o suporte de profissionais experientes no mercado imobiliário para auxiliar em todo o processo de compra e posterior locação.

Mas, como encontrar uma imobiliária? O primeiro passo é pesquisar sobre a credibilidade da empresa junto ao mercado, bem como procurar saber sobre a idoneidade dela nos negócios já realizados.

Considere a experiência no mercado e as vantagens que ela oferece para você.

A imobiliária também deve atuar como uma consultora ajudando você a encontrar, avaliar, negociar e comprar um imóvel que de fato resulte em um bom investimento, que seja valorizado no mercado e de fácil locação. 

Deve considerar também se a imobiliária oferece uma assessoria jurídica, tanto para a compra quanto para o aluguel, bem como se encarrega de todo o processo de divulgação da casa ou apartamento que será anunciado para locação.

A Adquira Imóveis é uma referência em toda região pela responsabilidade e compromisso, bem como pela qualidade dos serviços prestados no mercado imobiliário de Ponta Grossa.

Nossa equipe está constantemente atualizada sobre as novidades do mercado e é treinada para oferecer o melhor imóvel para quem deseja investir em locação, seja auxiliando em todo o processo do aluguel, desde a avaliação de valores que podem ser cobrados, ou nos procedimentos junto ao inquilino, com total transparência para ambas as partes.

Desejando investir em imóveis para alugar? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a fazer o melhor negócio e anunciar o seu imóvel da melhor maneira possível.

Adquira Imóveis utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no site. Ao prosseguir, você concorda com a Política de Privacidade da Adquira.
Prosseguir
Agência Yard