Blog Adquira Imoveis

Como funciona o depósito caução no aluguel

O depósito caução no aluguel é uma das opções de garantia locatícia mais comuns. Se você está procurando uma casa ou apartamento para alugar, deve entender que todas as imobiliárias solicitam ao inquilino uma garantia, para caso ele fique inadimplente com o aluguel ou rompa o contrato antes do prazo previsto, assim assegura que o proprietário do imóvel receba os valores combinados.

O depósito caução é uma das modalidades de garantia locatícia mais simples e rápidas, uma ótima alternativa para quem precisa se mudar para o novo espaço em pouco tempo.

Quer entender mais sobre as vantagens e desvantagens do caução de aluguel? Veja o conteúdo que preparamos.

O depósito caução de aluguel é uma garantia que facilita o processo de locação.
O depósito caução de aluguel é uma garantia que facilita o processo de locação

Tipos de garantia locatícia no aluguel de imóveis

O proprietário de um imóvel espera que o locatário pague o aluguel todos os meses na data firmada por contrato. Porém, isso nem sempre é cumprido. Alguns locatários deixam de seguir a regra e ficam em débito com a imobiliária ou desocupam o imóvel antes do prazo previsto no contrato de locação. A garantia locatícia tem o objetivo de dar segurança financeira ao proprietário nestas situações.

Opções de garantias locatícias mais comuns:

  • Fiança: Quando o inquilino indica um familiar, amigo ou conhecido para ser o fiador. Ele será responsável por arcar com os custos em caso de problemas relacionados ao pagamento do aluguel.
  • Seguro fiança: Nesta modalidade, a partir do valor do aluguel, é firmado um seguro (pago pelo locatário) e a seguradora se compromete em assumir as obrigações de pagamento em caso de problemas.
  • Caução: O locatário precisa apresentar, ao firmar o contrato, a quantia de três aluguéis como garantia locatícia. Pode ser feito por cheque ou por depósito.

Em geral, a garantia mais utilizada é a fiança, mas ela pode inviabilizar o seu contrato de aluguel se o possível fiador não morar na cidade onde está localizado o imóvel. O proprietário da casa ou apartamento também pode estabelecer que mais de um fiador assuma o cumprimento das obrigações em caso de inadimplência do inquilino. É necessário ter atenção, porque cada locador e cada imobiliária tem suas exigências em particular.

Entretanto, para fazer o caução de aluguel você não depende de ninguém. Precisará apenas ter o determinado valor para dar como garantia.

Ainda não encontrou o imóvel perfeito para alugar? A equipe da Adquira te ajuda!

Entenda melhor como funciona o depósito caução de aluguel

De acordo com a Lei do Inquilinato, quem escolhe quais tipos de garantia de locação estarão disponíveis no imóvel é o proprietário. Por isso, se você encontrar um imóvel que se enquadra em suas necessidades e está dentro do orçamento, o correto é perguntar com antecedência ao corretor de imóveis qual modalidade de garantia está disponível nele.

A lei determina que o depósito caução não ultrapasse o valor equivalente a três meses de aluguel. Logo, verifique se você possui o montante para firmar o contrato e tenha certeza que não fará falta nos próximos meses.

No caução de aluguel você precisará pagar a soma de até três meses de aluguel.
No caução de aluguel você precisará pagar a soma de até três meses de aluguel

Abaixo veja as principais vantagens do depósito caução de aluguel.

Qualquer pessoa consegue alugar através da modalidade

A comprovação de renda não é obrigatória. Por segurança, a imobiliária apenas verifica se candidato a locatário possui nome limpo.

  • Sem custo extra

Você não terá gastos surpresas com documentação ou taxas, mas se o depósito for em dinheiro, terá que ter a quantia toda em mãos.

  • Rapidez na formulação do contrato

Por não exigir que você apresente a documentação do fiador, o processo é mais simples. Em poucos dias o contrato é finalizado e você recebe as chaves do imóvel.

  • Aluguel independente

Elimina o problema de você ter que pedir o favor para um parente ou amigo ser o seu fiador e ainda correr o risco de criar um clima desconfortável. 

Quando o depósito caução de aluguel deve ser feito?

O valor referente ao caução de aluguel deve ser depositado no momento ou após você assinar o contrato de aluguel. A Lei do Inquilinato afirma que a quantia deve ser colocada em uma caderneta de poupança indicada pela imobiliária responsável. Em nenhuma circunstância entregue o dinheiro antes de assinar o contrato.

Quando ocorre a devolução do caução de aluguel?

Se no final do contrato de locação todos os aluguéis estiverem quitados, o depósito caução é devolvido ao inquilino com valores corrigidos. O crédito também pode ser usado para amortizar pendências ou fazer a manutenção final do imóvel. É importante avaliar a melhor escolha e negociar com a imobiliária.

Vai alugar seu imóvel por caução de aluguel? Atenção!

Como afirmamos nos parágrafos anteriores, o caução de aluguel garante tranquilidade e rapidez quando você deseja alugar um imóvel. Mas, como em qualquer tipo de contrato você deve ter atenção aos detalhes.

Certifique-se que a imobiliária é de confiança. Pesquise sobre o histórico da empresa que está negociando, ouça atuais e ex-clientes. Se ainda restar dúvidas sobre o depósito caução de aluguel, converse com seu corretor de imóveis. Analise se é a modalidade mais segura e adequada para você.

Após essa etapa, redobre a atenção ao contrato de locação. Cumpra as solicitações referentes à sua documentação para que a imobiliária faça o contrato.

Com o contrato em mãos, confira se os seus dados pessoais, do locador e do imóvel estão corretos. Veja se a garantia locatícia escolhida consta no documento, assim como as informações sobre a devolução do caução de aluguel. Não esqueça de conferir datas, taxas e multas previstas. Uma alternativa segura é pedir o apoio de um advogado especialista na área.

Se você está procurando uma imobiliária de confiança em Ponta Grossa, conheça a Adquira Imóveis, uma empresa comprometida em oferecer o melhor atendimento ao cliente. A Adquira permite que você especifique as características de imóveis que deseja conhecer e um consultor te apresenta as melhores opções dentro dos seus critérios. Clique aqui para saber mais.

Aluga Fácil – Encontre o imóvel perfeito para alugar

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989