Como encontrar o imóvel dos seus sonhos para comprar

Por Leonardo Stadler | 2 de abril de 2019 às 14:38

Comprar a casa própria, com todas as características que você deseja é uma tarefa árdua. Não dá para pesquisar em sites de maneira esporádica se você quer encontrar o imóvel dos sonhos. É preciso ter dedicação e paciência. Somente com calma você conseguirá identificar quais imóveis cumprem os requisitos ideais para sua família.

Continue a leitura do artigo para receber algumas dicas de como encontrar o imóvel dos sonhos.

Antes de iniciar defina exatamente tudo o que imóvel dos sonhos precisa ter

Antes de iniciar defina exatamente tudo o que imóvel dos sonhos precisa ter

1 – Não tenha pressa

Comprar um imóvel é coisa séria, vá com calma. Se já na primeira semana de pesquisa você achar o suposto “lar perfeito”, reflita mais um pouco. Converse com amigos, familiares e pessoas que já tiveram a experiência de comprar um imóvel. Só depois tome uma decisão. Saiba que fechar um negócio às pressas aumenta as chances de erro.

Com calma você pode definir as características do imóvel ideal para você. Por exemplo:

  • Tamanho (metragem) do imóvel;
  • Apartamento ou casa;
  • Número de quartos;
  • Localização ideal.

Em apartamentos:

  • Sacadas;
  • Condomínio ou prédio individual;
  • Churrasqueira;
  • Mobiliado;

Em casas:

  • Jardim ou quintal;
  • Estilo moderno ou clássico;
  • Número de andares;
  • Condomínio fechado;
  • Espaço gourmet.

2 – Informe-se sobre o local

O seu imóvel ideal deve estar próximo ao trabalho? Ou quer um espaço mais tranquilo e distante do centro? É importante discutir sobre a região do novo imóvel com a família, assim todos podem opinar e chegar a um consenso.

Para acertar na escolha procure informações sobre os melhores bairros. Verifique quais são os mais seguros e quais são os que estão em desenvolvimento e podem valorizar.  Observe a estrutura de serviços da região pretendida, se há escolas, supermercados, hospitais, farmácias e parques. Locais que contam com estes ‘diferenciais’ tendem a ser mais desenvolvidos.

Bairros mais antigos, por consequência, têm imóveis mais velhos. Tenha cuidado para não comprar a casa e depois notar problemas e outros inconvenientes naturais do desgaste.

Lembre-se que você e sua família vão morar no imóvel por tempo indeterminado. Então pense se ele também será adequado para vocês no futuro e quais são as oportunidades de valorização pensando no longo prazo.

Quando se trata de infraestrutura e segurança, um condomínio fechado é a opção mais indicada.

As melhores casas em condomíno à venda em Ponta Grossa

3 – Disponibilidade financeira

O planejamento da compra do imóvel ideal precisa estar de acordo com o seu orçamento. Quanto mais conforto e segurança você buscar para sua família, infelizmente, mais alto poderá ser o preço do imóvel. Entretanto, é um investimento que vai valer a pena.

No processo de compra, além do valor do imóvel, despesas de documentação e taxas são de responsabilidade do comprador. Logo, você precisa incluí-las no orçamento.

Não deixe de negociar. Assim que encontrar o imóvel dos sonhos, converse com a imobiliária e peça para avaliar se o preço está justo. Faça contrapostas ou negocie por condições de pagamento mais acessíveis. 

4 – Seja objetivo nas pesquisas

Com a lista das benfeitorias que o imóvel deve ter, com os bairros preferidos definidos e com os valores em mente, intensifique as buscas. Saiba que esta, geralmente, é uma das etapas mais demoradas do processo de compra.

Por algumas semanas reserve um período do seu dia para acessar sites de vendas. Selecione apenas aqueles que se adequam aos critérios estipulados na sua lista. Quanto mais objetividade, menor é a perda de tempo navegando na internet.

Nos imóveis que você demonstrar interesse, verifique se há descrição sobre propostas e valores, se eles estão desocupados e qual é a data de publicação do anúncio. Isso pode fazer diferença nas negociações. Se o anúncio é antigo, você pode ter mais chances de conseguir descontos.

Após fazer as pesquisas necessárias é hora de iniciar as visitas aos locais escolhidos.

5 – Conte com o auxílio de uma imobiliária de confiança

Uma imobiliária confiável vai garantir que você compre seu imóvel ideal com segurança

Uma imobiliária confiável vai garantir que você compre seu imóvel ideal com segurança

O apoio de quem entende do mercado imobiliário é determinante para não errar na compra. Por isso, não feche nada antes de conversar com especialistas. Visite imobiliárias que possam te ajudar nesse processo.

Neste momento é fundamental que você diga exatamente o que procura na futura casa. Você pode até apresentar ao corretor a lista feita anteriormente.

Algumas imobiliárias oferecem serviços especiais para atender o comprador do imóvel no momento de uma decisão tão importante. A Adquira Imóveis está promovendo a campanha Compra Fácil. Basta informar as características do imóvel dos seus sonhos e a imobiliária apresenta as opções disponíveis que estão de acordo com o que você procura.

É uma ação que evita que você gaste seu tempo com imobiliárias que não oferecem imóveis dentro dos critérios que você busca.

Quer saber quais são as melhores imobiliária em Ponta Grossa? Leia este artigo.

6 – Visite todos os imóveis

Ver o imóvel por fotografias é muito diferente do que ver pessoalmente. As imagens podem esconder rachaduras, infiltrações e outros sinais de problemas. Somente depois de visitar o imóvel é que você saberá se ele vai ser adequado para sua família. Confira se as informações contidas na descrição do anúncio são reais e visualize como pode ser a disposição dos móveis pelos cômodos.

Nos imóveis que mais gostar, tente realizar visitas em diferentes horários do dia para conferir a incidência da luz solar, barulhos externos, circulação de veículos, e outros. 

7 – Busque por dados do imóvel

O imóvel dos sonhos para você e sua família deve estar regularizado junto à Prefeitura Municipal e sem pendências financeiras.

Mesmo que você já tenha encontrado o imóvel perfeito, seja realista. Verifique quem é o proprietário do imóvel, motivo de ter sido colocado à venda e o motivo do negócio ainda não ter sido concretizado. Pergunte ao corretor se já foram feitas propostas e o valor delas.  Estas respostas podem dizer muito sobre o imóvel.

Cheque qualquer chance de irregularidade. Qualquer problema que passar despercebido no ato da compra, você que terá que arcar posteriormente. 

Procurando o imóvel dos seus sonhos? A Adquira te ajuda! Clique aqui e descubra como.

Agência Yard