Blog Adquira Imoveis

Como comprar um imóvel enquanto recém-casado?

Como comprar um imóvel enquanto recém-casado?

Comprar um imóvel está entre os objetivos de muitos casais, especialmente os recém-casados, que não veem a hora de iniciar juntos a vida a dois.

Assim como o próprio casamento, adquirir uma residência é um passo importante, que demanda reflexão e cuidado por parte de ambos. 

Neste post, contamos tudo que você precisa levar em conta antes de comprar um imóvel enquanto recém-casado. Confira!

Como comprar um imóvel sendo recém-casado?

Comprar um imóvel não é uma decisão que se toma da noite para o dia, pois se trata de um grande passo na vida a dois e que tem grandes impactos pessoais e financeiros.

Alguns fatores entram em jogo quando se inicia esse processo. 

Um deles é a organização financeira do casal, que deve estudar sua renda e suas despesas, para compreender qual é o orçamento disponível para a compra.

Os financiamentos são uma opção procurada por muitas pessoas no processo de aquisição de um imóvel, pois evitam que seja necessário guardar todo o valor a ser pago antes de realizar a compra.

É importante lembrar que eles também exigem um bom planejamento financeiro, pois são um compromisso duradouro que se assume.

As entradas dos financiamentos costumam corresponder a 20% ou 30% do preço do imóvel, por isso é importante que já exista uma reserva de dinheiro a ser destinada a esse pagamento.

Além disso, o acompanhamento de uma imobiliária de confiança também faz toda a diferença, pois sua participação simplifica muitos dos procedimentos burocráticos envolvidos na procura e no fechamento do negócio.

A própria etapa de procura pelo local ideal também é facilitada com a orientação e auxílio de profissionais do ramo, que já conhecem o funcionamento do mercado imobiliário.

É melhor comprar ou alugar?

O casal recém-casado também deve estar atento ao momento que estão vivendo e quais as condições impostas por ele.

A escolha entre alugar ou comprar um imóvel deve ser analisada com cuidado, para que a decisão tomada não traga complicações.

Um dos pontos mais importantes a serem observados é a estabilidade no trabalho, que oferece mais segurança para a compra, uma vez que traz consistência financeira e evita a necessidade de mudança para outro local por conta de trocas de emprego.

Além disso, é preciso que haja acordo entre as vontades e necessidades de ambos os moradores, para garantir sua satisfação com o imóvel adquirido.

Embora o aluguel seja também uma alternativa válida, ser dono da sua própria residência é um investimento para o futuro.

O que analisar na hora da compra

Tendo optado pela compra, há alguns fatores que devem ser estudados pelo casal durante a procura do imóvel.

É importante estar atento a esses elementos para que a aquisição ajude a começar a vida a dois com o pé direito:

Localização

Como comprar um imóvel enquanto recém-casado?

A localização do imóvel é um aspecto importante a ser observado durante a procura do imóvel.

É preciso analisar a proximidade da casa ou apartamento dos comércios essenciais, como mercados e farmácias.

Por outro lado, também é interessante que o casal conheça as demais atividades a serem executadas na vizinhança, procurando na internet ou perguntando a moradores como são os restaurantes, áreas ao ar livre e demais espaços dedicados ao lazer.

Dependendo dos cargos exercidos pelos membros do casal, pode não ser possível comprar um imóvel que seja próximo de ambos os seus locais de trabalho.

Caso os dois possuam um meio de locomoção próprio, essa situação não traz grandes preocupações, mas caso dependam do transporte público, é importante analisar como ele funciona na região e se o serviço é, de fato, eficiente.

Outros pontos relativos à localização da casa ou apartamento estão associados à personalidade dos moradores e é importante levá-los em conta ao decidir.

Para algumas pessoas, por exemplo, pode ser essencial viver em um bairro tranquilo e menos movimentado, enquanto para outros a situação é contrária.

Estar atento a esses fatores é importante para garantir a saúde e o bem-estar do casal em sua residência.

Preço

O preço é não apenas um fator importante no momento da compra, mas também o elemento que norteia grande parte da decisão.

É fundamental que, ao iniciar a procura pelo local, o casal já tenha passado por um momento de análise do seu orçamento e esteja ciente do quanto podem investir na aquisição.

Afinal, mesmo que optem por um financiamento e não tenham que entregar todo o valor de uma vez só, as parcelas continuarão sendo pagas por algum período e é preciso estar preparado para quitá-las.

Avalie também se no local pretendido será necessário realizar algum tipo de reparo ou reforma antes da mudança. 

Se as alterações puderem ser feitas a longo prazo, avalie como elas se adequam às outras despesas fixas já existentes.

A boa notícia é que, no caso dos recém-casados, esses fatores se tornam um pouco mais simples de lidar, uma vez que se tem a possibilidade de juntar as economias de cada um.

O comprometimento de ambas as partes é o elemento principal para que esse processo se dê de forma tranquila e prática.

Valorização

A principal motivação para comprar um imóvel certamente é viver nele pelo máximo de tempo possível.

No entanto, é sempre uma possibilidade que a vida do casal tome rumos diferentes, devido a mudanças de emprego, novas oportunidades ou apenas a necessidade de mudanças.

Por isso, é sempre uma boa prática verificar a valorização dos imóveis da região em que se pretende adquirir uma casa ou apartamento.

Dessa maneira, se no futuro surgir a vontade de vender o local e mudar-se para outro, o negócio pode ser muito vantajoso para o casal.

Projeção de família

Como comprar um imóvel enquanto recém-casado?

Falando em mudança de vida, os filhos fazem parte dos objetivos de muitas pessoas, por conta de um desejo de constituir uma família com quem se ama.

Esse também é um ponto que deve ser considerado ao comprar um imóvel, para que o local escolhido comporte as futuras decisões do casal e ofereça o espaço necessário para os novos membros do lar.

Além disso, receber as visitas de familiares também pode ser do interesse dos moradores, fazendo com que seja interessante adquirir um local que conte com um quarto de hóspedes e ambientes amplos para esses momentos.

Agora que você já sabe o que deve analisar antes de comprar um imóvel com seu parceiro, confira também nosso post com 10 dicas sobre o que verificar antes de adquirir um imóvel usado!

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989