Como comprar fazenda – Principais cuidados e recomendações

Por Leonardo Stadler | 26 de agosto de 2020 às 10:58

Como comprar uma fazenda? Quais são os principais cuidados a se tomar durante o processo de compra? Como fazer a escolha correta? Várias dúvidas como essas passam pela cabeça de quem está no início, ou no meio do processo de compra de uma fazenda. Este é o seu caso? Então acompanhe este artigo escrito pela Adquira Rural, o departamento de fazendas da Adquira Imóveis, com informações preciosas para você ter ainda mais sucesso neste processo de comprar fazenda.

Mas afinal, qual a diferença entre fazenda, sítio e chácara?

Apenas para contextualizar melhor, caso você tenha essa dúvida, entenda a diferença:

Chácara: Terras de, no máximo, 5 alqueires.

Sítio: Área com terras de 5 a 40 alqueires.

Fazenda: Área de terras superior a 40 alqueires.

Mas fique tranquilo(a), se você não busca exatamente uma fazenda e quer comprar uma chácara ou sítio, este artigo também vai te ajudar. São as mesmas recomendações.

Vale lembrar que 1 alqueire tem diferentes medidas no Brasil. A medida de alqueire mais comum na região Sul e São Paulo, por exemplo, é o alqueire paulista, que é equivalente a 2,42 hectares. Consulte a medida oficial da sua região.

Designação Braças Metros Hectares Estados
1 Alqueire 50 × 50 110 × 110 1,21 SP, MS
2 Alqueire 50 × 75 110 × 165 1,82 MG, MT
3 Alqueire do Norte 75 × 75 165 × 165 2,72 Quase todos.
4 Alqueire 75 × 80 165 × 175 2,90 MG
5 Alqueire 79 × 79 173,8 × 173,8 3,02 MG
6 Alqueire 80 × 80 176 × 176 3,19 ES, SP, MG
7 Alqueire 75 × 100 165 × 220 3,63 RJ, MG
8 Alqueire 100 × 150 220 × 330 7,26 MG
9 Alqueire Baiano 100 × 200 220 × 440 9,68 MG, MT
10 Alqueirão 200 × 200 440 × 440 19,36 MG, BA, GO
11 Alqueire Paulista 50 × 100 110 × 220 2,42 MA, RO, ES, SP, MG, PE,

SC, RS, MT, GO, PR e PB

12 Alqueire Mineiro 100 × 100 220 × 220 4,84 AC, RN, BA, ES, RJ, SC,

RS, MT, GO, TO, MG, Brasília.

Fonte: Wikipédia

Qual é o objetivo da sua aquisição?

A compra de fazenda pode ter objetivos distintos. Para algumas pessoas, é a realização de um sonho. Para os investidores, é mais uma forma de diversificar os investimentos. Em ambos os casos, é importante considerar, antes de tudo, qual é a principal finalidade desta aquisição. As mais comuns são:

1 – A compra de uma fazenda para agricultura / plantio;

2 – Comprar uma fazenda para pecuária (bovinos, suínos, etc).

3 – Ter uma fazenda apenas para lazer.

Para cada finalidade existem diferentes recomendações. A topografia, por exemplo, é um ponto fundamental nessa escolha. As terras localizadas em áreas íngremes e acidentadas, não são tão recomendadas para atividades de plantio, por exemplo, sendo mais adequadas para a pecuária.

Já o caso de fazendas mais plainas é diferente, pois não há essa mesma dificuldade, então o plantio é mais próspero.

Outros critérios importantes são: o tipo de solo, tipo de vegetação, clima predominante, cercamento, localização (proximidade com frigoríficos e cooperativas, por exemplo), presença de rios e nascentes de água, distância da região urbana e toda a estrutura de maneira geral.

O acesso à propriedade também é um ponto crucial para ser analisado. Sua fazenda vai precisar de um acesso fácil, seja para receber / enviar insumos, ou mesmo para atrair clientes. Caso haja muita dificuldade para as pessoas chegarem até suas terras, como por exemplo, uma distância muito grande do asfalto, consequentemente, você poderá ter menos interessados em fazer negócio.

Avalie também o posicionamento da sede, dando preferência para direcionamentos de face norte, que é a posição que recebe mais sol durante o dia.

Todos esses fatores influenciam diretamente na viabilidade econômica da sua futura fazenda, impactando na prosperidade do negócio.

Sua futura fazenda precisa ter viabilidade econômica para que o investimento valha a pena. Portanto, avalie atentamente todas as recomendações listadas neste artigo.

Sua futura fazenda precisa ter viabilidade econômica para que o investimento valha a pena. Portanto, avalie atentamente todas as recomendações listadas neste artigo.

 

Cada região tem características específicas

O Brasil é um país de dimensões continentais. E, como você já sabe, nossas regiões e estados são muito distintos, principalmente ao se tratar do clima e tipo de solo. Isso causa impacto direto para quem está buscando comprar uma fazenda, pois vai afetar completamente as atividades que serão realizadas no dia a dia do negócio.

Se você ainda não tem definido qual é o tipo de atividade que deseja realizar, ou o que deseja plantar, tenha isso em mente antes de fazer a escolha da região da sua futura fazenda.

A fazenda que você está interessado(a) vale o preço anunciado?

O preço do produto é o que comanda qualquer negociação. Mas será que a fazenda que você está interessado(a) vale realmente o preço que o proprietário está pedindo? Para avaliar isso, conte com a intermediação de um profissional no mercado imobiliário. Um corretor de imóveis tem experiência para isso e conta com ferramentas técnicas de avaliação para encontrar a média de valor das terras.

Essa avaliação é muito importante pois, em alguns casos, certos valores sentimentais podem estar envolvidos na negociação por parte do vendedor, o que resulta em uma distorção do preço verdadeiro.

E caso você encontre terras muito baratas, desconfie, principalmente em relação à documentação, que é um dos temas que falaremos mais à frente.

Avalie o tamanho de área útil das terras 

Você vai comprar uma fazenda com 100 alqueires. Mas será que vai aproveitar toda essa área? Tão importante quanto a área total, é a área útil, ou área formada da propriedade. Essa sim representa o que será aproveitado para o plantio, por exemplo, se você quer comprar fazenda com esta finalidade.

A área aproveitável de uma fazenda é tão importante quanto a área total.

A área aproveitável de uma fazenda é tão importante quanto a área total.

Visitar a propriedade é muito importante

Para avaliar todos os pontos que já citamos, é imprescindível que você cheque tudo pessoalmente. Então visite o local de seu interesse para conferir todos os itens com atenção.

Quando você for verificar a existência de um rio, olho d’água ou açude, vale ressaltar: não se deixe enganar em períodos de chuva, quando o nível de água tende a subir. O nível de água deve ser avaliado em períodos de maior seca também.

A compra de terras é de enorme responsabilidade, pois é uma aquisição de alto valor, que não pode gerar arrependimentos futuros. E mesmo que você queira vender posteriormente, logicamente, suas terras devem ter valorizado. E a água é fator fundamental para isso acontecer.

Aproveite a visita e converse com os vizinhos da redondeza para obter mais informações sobre a região.

Documentações fundamentais para comprar fazenda

Algumas licenças e documentações são fundamentais para regularizar o território e as atividades da sua futura fazenda. Por isso, não avance nenhum negócio antes de ter certeza de que toda a documentação da propriedade está regulamentada.

Se você conta com o apoio de uma equipe de corretores especialistas, isso já garante mais tranquilidade, pois assim você tem certeza de que eles estão avaliando a documentação para você. Essa é uma ótima escolha, pois faz com que você economize tempo e energia.

Isso vai garantir que você não estará negociando uma propriedade que foi indevidamente apropriada por alguém, como por exemplo, uma terra invadida, ou mesmo com documentação extraviada. A documentação irregular pode custar caro.

Certidão negativa Imóvel Rural, Certidão Negativa de Débitos (estadual e federal), Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas e Certidão Negativa de Ações Trabalhistas do 1º grau são alguns exemplos disso. Pois, como você deve imaginar, uma propriedade que está sendo utilizada para cobrir algum débito com instituições financeiras, por exemplo, pode gerar enormes dores de cabeça no futuro.

Já o CAR (Cadastro Ambiental Rural), é obrigatório para ter acesso ao crédito agrícola. E falando sobre impacto ambiental, é importante lembrar que toda fazenda deve adequar sua estrutura para cumprir todas as determinações legais que este tipo de atividade requer. Um exemplo disso é a reserva legal, uma área dentro da propriedade composta por vegetação natural com finalidade sustentável. O tamanho da reserva legal varia de região para região, sendo de, no mínimo, 20% da extensão da fazenda.

E quanto ao pagamento? Como financiar uma fazenda?

Assim como na compra de imóveis residenciais, é possível utilizar o financiamento imobiliário para comprar uma fazenda. Mas é preciso verificar quais instituições oferecem este tipo de crédito, que é o financiamento rural (seja para sítio, chácara ou fazenda). Para mais informações sobre financiamento de fazendas, consulte o Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF ou instituições financeiras especializadas em crédito rural.

Além disso, algumas instituições oferecem modalidades de financiamento não só para a aquisição do terreno, mas também para construções e obras complementares.

Prepare-se financeiramente

Mesmo que você vá financiar a sua propriedade, para comprar uma fazenda, é preciso ter um preparo financeiro impecável para não passar por dificuldades no futuro.

A dica aqui é avaliar sua realidade e se planejar, para não comprometer a sua qualidade de vida.

Evite golpes, conte com profissionais de confiança

A compra de qualquer tipo de propriedade é um processo muito delicado, ainda mais quando se trata de uma fazenda. Portanto, é recomendável contar com uma equipe para te auxiliar em todo esse processo. Não indicamos que você realize a negociação sem auxílio de profissionais, dada a tamanha complexidade do negócio.

Consultoria antes, durante e depois da negociação

Essa é a principal recomendação de como comprar uma fazenda. A importância do apoio de uma consultoria não se dá apenas antes da negociação. Contar com uma equipe de corretores é fundamental também durante e após a negociação.

A Adquira Rural, por exemplo, presta a consultoria completa. Desde o início (para a busca e avaliação das propriedades), durante (para a intermediação da negociação e auxílio jurídico), como também depois (para indicar profissionais e fornecedores de confiança).

Ou seja, se você quer garantir total tranquilidade e segurança ao comprar uma fazenda, conte com a equipe da Adquira Rural.

Conheça a consultoria da Adquira Rural

Quer negociar uma fazenda? Conte com a Adquira Rural para negócio sólido e transparente. Receba a consultoria de uma equipe alinhada à sua maneira de pensar e de fazer negócios.

Explore um catálogo de fazendas certificadas pela equipe Adquira Imóveis e receba o auxílio de uma equipe especializada neste modelo de negócio. Conheça a Adquira Rural

Exemplos de fazendas disponíveis no catálogo da Adquira Rural

Fazenda 2: 186 alqueires – Região de Castro – PR

Fazenda 6: 170 alqueires – Região de Ponta Grossa – PR

Confira mais informações sobre estas fazendas com a equipe da Adquira Rural

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade e veja nossa nova Política.
Prosseguir
Agência Yard