Blog Adquira Imoveis

Com ou sem imobiliária: Qual a melhor forma de anunciar um imóvel?

Todo proprietário de imóveis sabe que fez ótimos investimentos quando eles estão alugados e rendendo lucro mês a mês. Mas para alguns, esta realidade pode não ser tão perfeita e permanecer com um apartamento ou casa desocupada gera custos. Para que seu imóvel seja visto e alugado rapidamente é fundamental tomar decisões corretas. Uma das estratégias é decidir por anunciá-lo com ou sem imobiliária. Se você tem esta dúvida e quer saber qual é a melhor opção, acompanhe o artigo. 

Qual a melhor forma de anunciar um imóvel?

A maneira que o seu imóvel é anunciado faz muita diferença. Utilizando os canais e ações certas você conseguirá alugar seu imóvel em curto espaço de tempo e com segurança. Abaixo vamos detalhar as vantagens e desvantagens de anunciar com ou sem o apoio de uma imobiliária. 

Conheça as vantagens de anunciar com a Adquira Imóveis

Sem imobiliária

Há diversas formas de anunciar o imóvel por conta própria, como por exemplo, utilizando jornais, portais na internet e redes sociais.

Normalmente, os proprietários apostam neste tipo de divulgação para fugir da tarifa de administração cobrada pelas imobiliárias. Em caso de aluguel, um percentual mensal é descontado em cima do valor pago pelo inquilino. A taxa varia de acordo com a imobiliária. Quando se trata da venda do imóvel, o corretor que intermediou a negociação tem direito a uma comissão.

A presença desta taxa faz com que muitos proprietários prefiram anunciar o imóvel através de placas informativas, jornais ou sites específicos para este serviço.

Se este for seu objetivo, a dica é buscar por páginas seguras e com grande audiência, como as tradicionais OLX e ZAP Imóveis (Viva Real).

A visibilidade do imóvel na internet depende também de imagens com qualidade. Deixe seu imóvel preparado para receber visitantes e aposte em fotografias que valorize os cômodos. É importante destacar que ao publicar um anúncio na web sem o direcionamento certo, ele vai atingir todos os tipos de pessoas, incluindo as de má fé.

Saiba que ao anunciar por conta própria você precisa ter tempo livre para atender as pessoas atraídas pelo anúncio. Terá que informar sobre os cômodos, custos, acompanhar as visitas ao imóvel e negociar valores. Ser flexível neste momento é fundamental para não perder o interessado.

Ao anunciar sem imobiliária é essencial ter tempo livre para tirar dúvidas dos candidatos a locatários.
Ao anunciar sem imobiliária é essencial ter tempo livre para tirar dúvidas dos candidatos a locatários.

Outros cuidados importantes quando a intenção é anunciar sem a imobiliária: Vistoria, contrato e inadimplência.

Nesta etapa é aconselhado que você encontre um profissional qualificado para formular os documentos e confirmar se o futuro locatário pode pagar pelo aluguel.

Segundo a Lei do Inquilinato, o laudo de vistoria não é um documento obrigatório, mas garante que o imóvel seja entregue pelo inquilino nas mesmas condições iniciais.

Já o contrato de locação deve seguir as normativas determinadas na Lei e principalmente, constar qual a punição no momento de inadimplência do aluguel. 

Com imobiliária

Anunciar com uma imobiliária é ideal para quem possui pouco tempo para lidar com as burocracias exigidas pelo aluguel. Empresas imobiliárias foram criadas para administrar imóveis, isso significa experiência na prática em alugar e vender propriedades.

Quando a imobiliária fica responsável por anunciar o seu imóvel, ela faz a divulgação do mesmo e utiliza de estratégias de marketing para que ele seja visto pelo maior número possível de interessados.

A sua casa ou apartamento será divulgado no site da imobiliária, o visitante que se interessar poderá conferir todos os dados sobre o imóvel no mesmo instante e entrar em contato imediatamente. O interessado também pode ser impactado pelo anúncio através de outros canais de comunicação, como redes sociais.

A maioria das imobiliárias não mede esforços para ter profissionais capacitados em negociar valores e fazer com que o seu imóvel seja ocupado em um curto espaço de tempo. Elas preparam os corretores de seguros para que eles sejam eficientes em atrair locatários e compradores.

Anunciar diretamente com uma imobiliária, significa que ela assumirá toda a parte da papelada para o imóvel ser negociado cumprindo o que é exigido em Lei. No caso de locação, isto é, laudo de vistoria do imóvel feito por um profissional qualificado, contrato de completo, a garantia locatícia para oferecer segurança ao proprietário e o prazo de locação de comum acordo. A imobiliária ainda deve acompanhar as visitas ao imóvel e intermediar as conversas necessárias entre interessado e o proprietário.

Anuncie seu imóvel com uma imobiliária confiável

Como você pôde notar no artigo, a melhor forma de anunciar é através de uma imobiliária. Mas é necessário ter atenção em escolher a empresa que vai administrar o seu imóvel. Algumas empresas podem deixar de oferecer o serviço que você precisa, por isso, é válido pesquisar por imobiliárias com tradição e competência.

Converse com amigos e familiares, selecione as imobiliárias que mais te interesse, conheça os serviços realizados e troque informações com o responsável ou corretor.

Em Ponta Grossa, a Adquira Imóveis se dedica em oferecer o melhor serviço aos proprietários de imóveis. Para isso, diariamente, ela busca entender o desejo do locador e do comprador e investe em estratégias de mídia para atrair locatários e compradores, além de anunciar em 9 portais imobiliários, ampliando a visibilidade do seu imóvel.

Exemplos de ações estratégicas da Adquira são as campanhas Aluga Fácil e Compra Fácil. A campanha inovadora permite que o candidato a locatário informe os detalhes do imóvel que ele procura e os corretores da Adquira selecionam do catálogo aqueles que mais correspondem ao seu objetivo.

Além disso, a imobiliária oferece o Drive Thru da Locação, em que um consultor da Adquira transporta, sem custos, o interessado até os imóveis que ele deseja conhecer. Diferenciais como estes fazem com que mais pessoas prefiram lugar ou comprar um imóvel com a Adquira.

Outro benefício aos proprietários de imóveis é que a Adquira conta com um fotógrafo profissional para capturar as melhores imagens da sua casa ou apartamento. Com fotografias pensadas para despertar atenção daqueles que clicam no anúncio, o seu imóvel deverá ser negociado mais rapidamente.

Quer locar seu imóvel de uma vez por todas? Baixe este ebook GRÁTIS e descubra como

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989