É melhor comprar apartamento na planta ou pronto para morar?

Por Leonardo Stadler | 31 de outubro de 2022 às 13:47

Escolher entre comprar apartamento na planta ou pronto para morar é uma decisão de grande importância que influencia diversos aspectos da vida do comprador.

Adquirir sua residência própria deve ser um momento de empolgação e alegria, tendo em vista que esse é um objetivo e até um sonho de muitas pessoas.

Assim, é importante tomar essa decisão com calma e cautela, conhecendo os diversos aspectos presentes em cada uma das modalidades de compra.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para ajudar você a descobrir se a opção ideal para o seu contexto é comprar apartamento na planta ou pronto para morar. Continue a leitura!

Qual a melhor opção: apartamento na planta ou pronto para morar?

Ao optar por viver em um apartamento seu, é natural que surjam dúvidas a respeito da melhor maneira de adquiri-lo, aproveitando a procura pelo seu novo lar de forma tranquila.

No Brasil, viver em uma residência própria é a alternativa escolhida pela maior parte da população, tendo em vista que 66,4% dos lares brasileiros pertencem aos seus moradores, de acordo com dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Contudo, mesmo após optar por adquirir um imóvel, é essencial conhecer também as diversas maneiras pelas quais é possível realizar a compra, optando por aquela que for mais vantajosa para o seu cenário.

Ao escolher entre casa ou apartamento, por exemplo, muitas pessoas veem a segunda alternativa como a mais vantajosa, seja por uma questão de segurança ou mesmo pelas áreas de lazer e serviços oferecidos pelo prédio.

A partir daí, é preciso decidir também se você irá comprar apartamento na planta ou pronto para morar.

Apartamento na planta

Comprar um apartamento na planta significa adquirir um imóvel que ainda está no início de sua construção ou mesmo ainda sendo apenas um projeto.

Dessa forma, a compra é feita diretamente com a construtora responsável pela obra e o comprador pode participar de alguns dos processos envolvidos no seu planejamento.

Prós e contras

Ao optar por comprar apartamento na planta ou pronto para morar, é importante pensar nas suas prioridades enquanto morador.

Uma das vantagens oferecidas pela primeira opção é a possibilidade de sugerir alterações no projeto do imóvel, o que possibilita mudanças, desde que não alterem a estrutura.

Assim, quem preza por adaptar seu lar às suas preferências pode se beneficiar ao optar por essa modalidade de compra.

Por outro lado, é importante lembrar que a entrega do local pode demorar algum tempo, tendo em vista que a conclusão de um projeto pode durar até cerca de 40 meses.

Além disso, alguns detalhes podem ficar sob responsabilidade do morador, como a instalação de piso e demais acabamentos da construção.

Dessa maneira, é preciso ter paciência e estar preparado também para possíveis atrasos na entrega, que podem ser ocasionados por acontecimentos que ocorram durante a obra.

No entanto, essa pode ser uma excelente opção para pessoas que não têm urgência em mudar de residência.

Outra vantagem de investir em um apartamento na planta é o aspecto financeiro.

Ao optar por essa modalidade, é possível evitar a necessidade de pagar entradas de valores muito altos, visto que a obra tende a demorar algum tempo e é possível distribuir as parcelas de maneira mais tranquila.

Além disso, o valor dos imóveis é frequentemente atualizado, sendo possível que o local valorize com o passar do tempo e que, ao final da obra, você tenha a propriedade de um apartamento mais valorizado do que no momento da compra.

Apartamento pronto

A outra opção para quem deseja adquirir um apartamento é comprar um imóvel pronto.

Nesse caso, é importante lembrar também que existem locais novos e usados no mercado, sendo importante analisar as opções disponíveis e escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades.

Prós e contras

Quando chega o momento de optar entre comprar apartamento na planta ou pronto para morar, a segunda alternativa pode se mostrar o caminho mais vantajoso, a depender das prioridades de cada morador.

Nesse caso, por exemplo, pode não ser possível realizar muitas alterações no imóvel, como trocar paredes de lugar e aumentar ou diminuir o número de cômodos, embora ainda seja possível reformar o local e decorá-lo conforme seu gosto para deixá-lo mais próximo do que você procura.

Saiba mais sobre esse assunto lendo nosso post com sugestões de aplicativos para decoração que vão ajudar você na sua casa.

Uma vantagem oferecida por essa alternativa é a possibilidade de visitar o local antes da compra e verificar se o ambiente equivale às suas expectativas para a residência, o que não é possível ao comprar um apartamento na planta.

Caso você esteja procurando por um processo mais simples, também pode procurar por imóveis que já estejam mobiliados com o que você precisa para a sua rotina.

Embora o valor desse tipo de local possa ser mais alto, não precisar se preocupar com a procura por móveis pode ser de grande ajuda durante a mudança.

Além disso, você pode optar tanto por apartamentos usados quanto novos, levando em consideração os valores a serem investidos em mobília ou reparos.

Para arcar com as despesas da compra e realizar o pagamento de maneira mais tranquila, existem diversas opções de financiamentos disponíveis, que podem se mostrar bastante vantajosas no momento de adquirir o imóvel.

Mas, afinal, qual escolher?

Após conhecer as vantagens e desvantagens de cada modalidade, você já pode analisar se o melhor, na sua situação, é comprar apartamento na planta ou pronto para morar.

Ambos apresentam prós e contras, de modo que cabe a cada pessoa estudar seu contexto e decidir qual das alternativas é mais adequada para satisfazer suas necessidades e também seus desejos.

Nesse sentido, elementos como as formas de pagamento, bem como as possibilidades de reforma e adaptação da estrutura, devem ser levadas em conta para tomar uma decisão que traga satisfação e tranquilidade no futuro.

Onde comprar um apartamento?

Para comprar um apartamento de forma simples e sem preocupações, contar com uma imobiliária de confiança faz toda a diferença.

Ao contar com os serviços especializados de uma empresa desse ramo, é possível focar na escolha do local e no período de mudança, contando com o apoio de profissionais preparados para cuidar de aspectos mais burocráticos desse processo.

Por isso, para uma mudança tranquila e que proporcione a realização que você merece, conte com a Adquira Imóveis!

Temos um catálogo repleto de opções esperando pela sua visita, para que você possa encontrar o apartamento perfeito para viver.

Acesse nosso site, confira os imóveis disponíveis e entre em contato conosco para mais informações.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nossa Política de Privacidade e veja nossa nova Política.
Prosseguir
Agência Yard