Blog Adquira Imoveis

O que você precisa saber antes de alugar sala comercial

Alugar sala comercial envolve alguns cuidados tanto para o empreendedor, que está abrindo o seu negócio, como para quem já tem uma empresa estabelecida.

Escolher o ambiente que será o seu escritório impacta as pessoas envolvidas, a produtividade da sua empresa e os seus resultados.

Optar pela locação oferece algumas vantagens para quem é dono de empresa e uma delas está no fato de você não precisar investir seu dinheiro na compra de um imóvel, o que garante um maior capital de giro para o seu negócio.

A sala comercial também garante maior segurança aos seus pertences de trabalho, uma vez que a maioria delas está situada em condomínio ou conjuntos comerciais, que muitas vezes possuem serviços de portaria ou sistemas de vigilância.

Porém, antes de decidir pelo imóvel, é preciso observar alguns fatores que podem fazer a diferença em todo o seu processo de locação, no seu orçamento e para o seu negócio.

Ficou interessado em saber o que você precisa observar antes de alugar a sua sala? Continue a leitura.

O que você precisa saber antes de alugar sala comercial?

A seção III da Lei 8.245, denominada Lei do Inquilinato, trata da locação não residencial, ou seja, do aluguel de imóveis para fins comerciais.

São vários os profissionais que necessitam de uma sala para exercer suas atividades, entre elas destacamos dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, massagistas, cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, advogados, contadores e muitos outros.

Na hora de alugar sala comercial, o empreendedor precisa avaliar:

Custos envolvidos 

Segundo o portal Comunidade Sebrae Paraná, a falta de planejamento está entre as principais causas de mortalidade de uma empresa.

Logo, todo empreendedor precisa de planejamento.

Por isso, nossa primeira dica é que antes de alugar sala comercial você avalie todos os custos que envolvem essa decisão, como, por exemplo:

  • despesas com a mudança, 
  • compra das mobílias,
  • compra e instalação de equipamentos,
  • gastos com mão de obra.

Além das despesas com a mudança, considere também os gastos a mais que você terá, como o pagamento do IPTU e do condomínio, que são responsabilidades do locatário, ou seja, do inquilino, que quer usar o imóvel para fins comerciais.  

Como você pode perceber, são vários os custos que podem envolver o processo de alugar sala comercial e somente avaliando todos é que você vai escolher qual locação cabe melhor no seu bolso.

Tempo mínimo de locação

Outro ponto importante a ser observado antes de alugar sala comercial é o tempo mínimo de duração do contrato de locação

Vale ressaltar que a Lei do Inquilinato não prevê tempo máximo ou mínimo para uma locação residencial e nem comercial. A duração do contrato pode ser firmada em comum acordo entre o locador (dono do imóvel) e o locatário (o inquilino).

No entanto, caso você precise sair do imóvel antes do prazo firmado em contrato, terá que pagar a multa de rescisão contratual, o que pode vir a ser um prejuízo ao seu negócio.

Possíveis obras 

Muitas vezes o profissional deseja ou precisa fazer pequenos ajustes no imóvel para desempenhar suas atividades com o máximo de conforto e segurança, da mesma forma que precisa deixá-lo funcional e harmonioso.

Esses ajustes podem envolver mudanças na pintura, instalações elétricas, instalação de prateleiras e armários, cortinas, persianas, ar-condicionados, etc.

É importante salientar que todas essas obras são de responsabilidade do inquilino, assim como também ele deve devolver a sala comercial tal qual ela estava quando pegou as chaves.

Como alugar sala comercial? 

Ao alugar sala comercial, o imóvel precisa atender as necessidades da sua empresa e garantir conforto e funcionalidade para o desempenho da sua atividade. 

Mas, afinal, o que considerar na hora de alugar um imóvel comercial?

Localização

A localização do imóvel é um dos primeiros fatores a serem considerados na hora de alugar sala comercial e lembre-se que nem sempre um imóvel em uma região comercial é a melhor opção para o seu negócio e seu público.

Por certo, instalar uma loja requer que o imóvel seja situado em uma região comercial, mas um consultório médico, por exemplo, nem sempre tem essa necessidade.

Analisar o perfil do seu público pode ajudar a escolher a melhor localização para instalar o seu negócio.

Tamanho

O tamanho do imóvel é fator importante na hora de alugar sala comercial, afinal, o espaço precisa garantir uma boa circulação entre as pessoas, acomodar de forma funcional móveis e equipamentos e garantir conforto.

O ideal é que você não tenha espaços ociosos na sua sala. Por exemplo, imagine que você é psicólogo e vai montar um consultório.  O seu ambiente precisa oferecer uma recepção, um ambiente à parte para as terapias e mais um banheiro.

Considere que muitas vezes pode ser mais vantajoso para o seu ramo de atividade optar por um imóvel menor, melhor estruturado e em uma excelente localização, do que montar o seu negócio em um lugar de difícil acesso para o seu público.

Estrutura 

Opte por alugar sala comercial que não exija muitas adaptações. Se a sua atividade exige conexão com a internet o tempo todo, busque se informar sobre a existência ou não de cabeamentos para as devidas instalações.

Lembre-se que uma sala que se encaixa muito bem para montar um escritório de contabilidade pode não ser a ideal para funcionar um consultório de um dentista, por exemplo, nesse caso o exercício da atividade exige uma estrutura mais robusta.

Valor do Aluguel e gastos inclusos

Partindo do princípio que você precisa ter um planejamento financeiro, considerar o valor do aluguel e mais os gastos inclusos também é uma forma de escolher a melhor opção na hora de alugar sala comercial.

O importante é você escolher o melhor preço alugando uma sala que atenderá a demanda do seu público e da sua atividade.

Facilidade no processo de locação

A facilidade em todo o processo de locação também deve ser considerada na hora de alugar sala comercial.

Por isso, priorize imobiliárias que possibilitam a busca do imóvel por meio de catálogos online, que oferecem diversidade de garantia locatícia e que disponibilize toda assessoria jurídica na elaboração do seu contrato de locação. 

Se você acompanhou nossas dicas até aqui é porque está realmente interessado em alugar sala comercial e nós temos a opção ideal para atender a sua demanda.

A Adquira Imóveis é especialista em aluguel de imóveis comerciais e residenciais na cidade de Ponta Grossa e aqui você encontrará a melhor opção de aluguel comercia.

Se preferir, acesse nossa plataforma, o Aluga Fácil e deixe que a nossa equipe faça a sua busca e encontre a sala comercial ideal para você.

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989