Blog Adquira Imoveis

Alugar em Ponta Grossa direto com o proprietário vale a pena?

Em meio à procura por um lar novo é comum que surjam opções que prometem facilitar o processo de locação de um imóvel. Pode ser alguém interessado em dividir o aluguel, um contrato sem necessidade de garantia locatícia ou alugar diretamente com o proprietário do imóvel. Neste artigo, iremos tratar especialmente desta última situação: Alugar em Ponta Grossa direto com o proprietário vale a pena? Se você está com esta dúvida, continue a leitura.

O objetivo do inquilino é sempre se mudar para um imóvel que lhe oferece tranquilidade e conforto durante sua estadia. Será que um aluguel direto com o proprietário possibilita isso?
O objetivo do inquilino é sempre se mudar para um imóvel que lhe oferece tranquilidade e conforto durante sua estadia. Será que um aluguel direto com o proprietário possibilita isso?

Alugar direto com o proprietário vale a pena?

A resposta é: depende. Alugar sem o intermédio de uma imobiliária tem suas vantagens e desvantagens. É possível ficar satisfeito em fazer negócio direto com o proprietário do imóvel se algumas precauções forem tomadas. Entenda quais são elas:

  • Contrato de locação

Ter um contrato de locação que confirma as negociações feitas no boca a boca com o proprietário é indispensável. O documento vai assegurar os direitos e deveres das partes envolvidas no negócio, descrever prazos, multas, além dos dados pessoais do locador e inquilino.

5 cuidados para quem vai alugar o primeiro imóvel

Já nas primeiras conversas com o proprietário, pergunte se a locação será feita através de um contrato. Comunique sobre as suas condições para ficar com o imóvel e, juntos, discutam as cláusulas. Imobiliárias possuem profissionais com experiência na formulação deste documento, já os proprietários provavelmente não. Por isso, pergunte quem será o responsável por fazê-lo.

Se for viável financeiramente, a melhor alternativa é solicitar o apoio de um advogado. Ele pode atuar na elaboração do contrato de locação de acordo com o previsto na Lei do Inquilinato.

Entretanto, se em algum momento notar a resistência do proprietário em fazer um contrato de locação, desista do negócio. Alugar sem esse documento lhe trará dores de cabeça.

BAIXE GRÁTIS: [PDF] Modelo de contrato para locação de imóvel

  • Vistoria

Outro item indispensável na locação direta com o proprietário é a vistoria de entrada e saída do imóvel. Somente com ela você terá a garantia das condições iniciais do apartamento e, no final do contrato, evitará ser responsabilizado por algum dano ao mesmo. Por isso, a vistoria deve ser bem detalhada.

Ao alugar o seu novo espaço sem o apoio de uma imobiliária, o processo precisará ser feito por você e o dono do imóvel. A dica é ser minucioso. Abrir armários, portas, avaliar a parte hidráulica e elétrica, entre outros. Descreva em um formulário todas as características dos cômodos e faça fotos e vídeos do que chamar atenção.

Uma imperfeição que não for notada vai trazer problemas para você no fim da sua estadia. E pior, você terá que arcar com as despesas financeiras para corrigir o problema.

Assim como no tópico anterior, consulte a possibilidade de um profissional capacitado fazer o documento de vistoria de entrada. Em caso de dúvidas, é possível encontrar também alguns exemplos de formulários de vistoria na internet. 

  • Relacionamento

Você também precisará se esforçar para manter uma boa relação com o dono do imóvel. Nas locações com imobiliária, os corretores fazem todas as intermediações entre inquilino e locador que, muitas vezes, acabam nem se conhecendo. No entanto, nos contratos diretos com o proprietário isso ocorre de maneira diferente.

Se um cano de água estourar, por exemplo, você vai ter que ligar para o proprietário, informar sobre o ocorrido e pedir a solução do vazamento. Nestas situações pode acontecer de o proprietário estar com o telefone desligado, fora da cidade, etc. Ou seja, você terá que conviver com o problema ou resolver por conta própria até conseguir entrar em contato. Então entenda, alugar direto com o proprietário tem seus percalços.

A orientação para um relacionamento saudável com o locador é ser cordial, manter um diálogo honesto e que ambas as partes cumpram com suas responsabilidades.

Dividir aluguel: sonho ou pesadelo?

Vale a pena alugar com segurança e comodidade

Alugar em Ponta Grossa direto com o proprietário vale a pena? Em alguns casos, principalmente por ser menos burocrático e mais econômico, entretanto, exige muitos cuidados. Se você encontrar um locador que não cumpre com o combinado, com certeza vai se arrepender de sua escolha. O que sempre vale a pena é alugar com segurança e comodidade. E isso é mais garantido com a locação junto a uma imobiliária confiável.

Imobiliárias em Ponta Grossa: Qual a melhor?

Aluguel com facilidade é na Adquira Imóveis 

Para alugar um imóvel que tem as características que você procura é simples, cadastre-se no Aluga Fácil da Adquira Imóveis. Os corretores selecionam apenas os imóveis que estão dentro da sua linha de interesse e enviam uma lista para você.

E os benefícios da Adquira Imóveis aos futuros locatários não param por aí. A empresa possui uma equipe qualificada em elaborar o contrato de locação, executar a vistoria e dar suporte ao inquilino durante sua permanência no imóvel escolhido. O portfólio de imóveis da Adquira é completo para atender diferentes públicos.

São excelentes apartamentos, kitnets e casas localizadas em diferentes bairros de Ponta Grossa.

Drive Thru da locação é outro serviço que merece destaque. O corretor leva o cliente de carona para conhecer os imóveis de seu interesse. A iniciativa foi pensada para ajudar as pessoas que vêm à cidade em busca de um bom local para morar, mas não conhecem os bairros ou estão sem carro. O Drive Thru promove conforto e rapidez nesta fase de procura e não gera custos ao futuro morador.

Entendeu os motivos que indicam que alugar um imóvel com imobiliária vale mais a pena? A Adquira apoia o locatário do início ao fim do seu contrato de locação.

Clique aqui e deixe a Adquira encontrar o imóvel ideal para você!

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989