Como alugar um imóvel com segurança, como inquilino?

Por Leonardo Stadler | 30 de novembro de 2021 às 14:56

Locar um imóvel para construir o lar e ter um lugar confortável e seguro para viver e trabalhar é prioridade para muitos brasileiros. No entanto, seja para morar sozinho ou com a família, é comum surgirem dúvidas sobre como alugar um imóvel com segurança.

A pandemia de 2020 promoveu diversas transformações na vida das pessoas e, apesar da crise econômica que ela provocou, também gerou uma movimentação na procura por locações residenciais. 

De forma geral, as pessoas estão buscando por espaços maiores, funcionais, estruturados e inteligentes, que possibilitem trabalhar e conviver confortavelmente no seu interior.

A procura por locação está em alta e, para ajudar você, selecionamos 7 dicas que consideramos essenciais para alugar um imóvel com segurança. Continue a leitura e confira cada uma delas. 

O aumento da procura por imóveis para locação no Brasil

Há algum tempo os meios de comunicação vêm divulgando que houve um crescimento significativo por parte dos brasileiros por novos espaços para morar. Isso fez com que, em agosto de 2020, o Google registrasse um aumento expressivo de 668% na busca pelo termo “casas para alugar”.

Mesmo a procura por locação ter crescido devido à mudança no estilo de vida das famílias, principalmente em virtude do home office e das aulas online dos estudantes, essa opção de morar já era tendência entre os millennials, a chamada geração Y.

Os millennials nasceram entre 1980 e 1994, praticamente constituem um quarto da população brasileira e, segundo o portal do Consumidor Moderno, 8 a cada 10 deles preferem alugar um imóvel ao invés de comprá-lo.

Entre as vantagens do aluguel está a possibilidade mais facilitada de mudança para outro imóvel ou cidade, sempre que desejar. 

Leia: Qual a documentação necessária para alugar um imóvel.

Checklist de como alugar um imóvel com segurança

Independentemente da situação, e do desejo do locador, antes de escolher é preciso olhar para alguns detalhes.

Para alugar um imóvel com segurança você precisa:

Definir o tipo de imóvel

Uma das principais dicas para não errar é primeiro você definir se prefere uma residência comum ou uma casa em condomínio, ou ainda um apartamento simples, ou de alto padrão. 

Definindo qual o tipo você prefere, decida também quantos cômodos ele deve ter e quais são as suas expectativas. 

Por exemplo, a família deseja uma casa com jardim e piscina? Preferem um apartamento de alto padrão já mobiliado?

Conferir a localização

O bairro e a rua onde a casa ou apartamento estão situados também são pontos que devem ser considerados na sua lista sobre como alugar um imóvel com segurança.

Se você quer o contato com a natureza, por exemplo, o ideal é que ele esteja situado em regiões mais arborizadas e tranquilas. 

Localização, acessibilidade e a mobilidade, do ir e vir para casa, são detalhes que não podem ficar de lado. 

A infraestrutura do bairro também deve ser considerada. Por isso, observe desde a coleta de lixo, serviço de saneamento básico e saúde, até a disponibilidade de rede de internet.

Leia: Como encontrar as melhores casas para alugar na Nova Rússia em Ponta Grossa.

Ter certeza de que é um lugar seguro

A segurança é um dos principais itens da lista sobre como alugar um imóvel com segurança

De forma geral, apartamentos ou residências que possuem sistema eletrônico de segurança garantem mais proteção às pessoas e ao patrimônio, como em casos de roubos e furtos e demais crimes.

Procure também pesquisar sobre o índice de criminalidade do bairro e da rua onde o imóvel está situado. 

Visitar o local

Como alugar um imóvel com segurança

Por mais que os serviços online facilitem a vida das pessoas, para alugar um imóvel com segurança o ideal é visitá-lo antes de firmar o contrato. 

Sentir e ver de perto o local e o espaço onde você está pretendendo morar é essencial para o sucesso da sua escolha.

Informar-se sobre as despesas

Outra dica de fundamental importância sobre como alugar um imóvel com segurança é ter ciência sobre todas as despesas que competem ao locatário pagar, como IPTU, serviços de iluminação pública, coleta de lixo e outros.

Se você for alugar um apartamento ou uma casa em condomínio, certifique-se do valor da taxa condominial e dos serviços, como gás, água e outros.

Algumas imobiliárias fazem seguro residencial contra incêndio, que nas cláusulas contratuais ficam a cargo do inquilino. Fique a par de todas as despesas extras que você terá que pagar, além do valor do aluguel, para não ser tomado de surpresa.

Checar o contrato com cautela

Outra dica fundamental para quem deseja saber como alugar um imóvel com segurança é analisar o contrato com muita atenção. 

Observe, por exemplo, todas as cláusulas referentes a multas e encargos que possam ser gerados para você, caso necessite rescindir o contrato antes do prazo. Da mesma forma, verifique qual o índice de reajuste dos aluguéis e como eles ocorrerão. 

Para você saber a Lei do Inquilinato não estabelece prazo mínimo e nem máximo de duração do contrato, apesar de a maioria deles serem de 30 meses, podendo ser renovado sempre que houver interesse. Por isso, antes de firmar o contrato, o locador e locatário devem combinar qual será o período entre o início e o término do aluguel.

Leia: Como funciona o reajuste de aluguel?

Contar com uma imobiliária 

Para sua segurança e tranquilidade na hora de alugar um imóvel, conte com os serviços de uma imobiliária idônea para intermediar toda a negociação.

Porque contar com terceiros? Ela tem um leque grande de opções que atendem o seu perfil, orçamento e necessidade. 

Um corretor também atua como consultor do cliente e saberá indicar e orientar os melhores bairros e imóveis para você.

Contar com uma equipe de profissionais especializados na área garante para o inquilino uma proteção jurídica e financeira, além de resolver todas as questões relacionadas à locação, que envolvem desde a elaboração do contrato, entrada no imóvel e resoluções de pendências até rescisão, entre outras.

Agora que você conferiu nossas dicas sobre como alugar um imóvel com segurança, entre em contato com a Adquira Imóveis, nós temos o lugar perfeito para você morar e uma equipe de profissionais especializada para atendê-lo e providenciar todo o processo de locação.

Adquira Imóveis utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no site. Ao prosseguir, você concorda com a Política de Privacidade da Adquira.
Prosseguir
Agência Yard