Blog Adquira Imoveis

5 cuidados para quem vai alugar o primeiro imóvel

Alugar um imóvel é uma ação importante, afinal, a partir da assinatura do contrato, será naquele espaço que você passará grande parte da sua vida por um período. O imóvel precisa estar dentro do seu orçamento e atender suas necessidades. Além disso, é comum que nessas horas surjam dúvidas sobre qual a melhor decisão a tomar.

Para te auxiliar a alugar o primeiro imóvel com tranquilidade, acompanhe os 5 principais cuidados que você deve tomar para evitar problemas futuros.

Procurando imóvel para alugar? Clique aqui e deixe que a Adquira Imóveis encontra para você!

Cuidados ao alugar o primeiro imóvel

Se você é inexperiente em alugar imóveis, esteja atento aos detalhes. O primeiro passo é decidir entre apartamento, kitnet ou casa e até que valor está disposto a pagar. Converse também com amigos e familiares que já moram de aluguel e peça orientações. Acompanhe os 5 cuidados para tomar ao alugar o primeiro imóvel.

1 – Qualidade do imóvel        

Avalie com atenção a estrutura do imóvel. Paredes e pisos precisam estar em bom estado. Ninguém deseja alugar o primeiro imóvel e depois de já instalado perceber que ele tem infiltrações ou problemas estruturais. O apartamento que apresentar ferrugens em portas e janelas, por exemplo, precisa ser descartado. Mesmo que você goste do imóvel, dificilmente o proprietário corrigirá imperfeições depois que você já estiver instalado nele. Negocie para que as melhorias sejam feitas antes da sua mudança.

Se você tem um amigo ou parente que trabalha em alguma área relacionada à construção civil, peça para te acompanhar nas visitas aos imóveis. A palavra de um profissional pode ajudar na escolha certa.

O imóvel escolhido precisa ser confortável, ter boa localização e atender suas necessidades
O imóvel escolhido precisa ser confortável, ter boa localização e atender suas necessidades

2- Localização

Além de cumprir com suas expectativas de cômodos, o imóvel deve estar na localização que você deseja. Prefira bairros próximos ao seu local de estudo ou trabalho e que garantem a infraestrutura adequada. Ao morar em regiões com supermercados, farmácias e escolas, você poupa tempo e custos.

Não deixe de prestar atenção na segurança. Busque informações sobre os índices de violência dos bairros que você tem interesse. Converse com moradores da região e saiba quais são as vantagens e desvantagens dos locais.

Ainda não encontrou o imóvel na localização ideal? Clique aqui e deixe que a Adquira Imóveis encontra para você!

3 – Obrigações do inquilino

As exigências para alugar um apartamento variam de acordo com cada imobiliária. Por isso, recomendamos que, logo após encontrar o imóvel ideal, você converse com o corretor sobre as suas obrigações.

A primeira pergunta deve ser sobre a responsabilidade do pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas extras, contra incêndio e tempestade.  Estas despesas podem ficar a cargo do proprietário do imóvel ou do locatário. Ou seja, descubra o quanto antes e some ao valor final de suas despesas com moradia.

Já a taxa de condomínio deve ser paga pelo inquilino. Porém, não é obrigação do mesmo, determinadas cobranças extras, como reformas na estrutura do condomínio, pintura, iluminação, decoração e outros.

Você ainda deve estar atento para observar se o apartamento ou casa está à venda. Isso evitará consequências desagradáveis, como ter que desocupar o espaço antes do prazo previsto.

Para saber mais sobre as obrigações do locatário leia a Lei do Inquilinato

4 – Vistoria do Imóvel 

No momento em que precisar sair do imóvel, é seu dever entregá-lo do mesmo modo que recebeu. Neste caso, o corretor vai se basear nas informações do laudo de vistoria, documento com comparativo das características e estado de conservação do imóvel antes da mudança e após a sua saída. Por isso, recomendamos atenção.

Se for possível, peça para acompanhar a vistoria inicial.  Na ocasião, mais uma vez, verifique as condições de paredes, janelas, portas, pisos, medidores de energia e água, box do banheiro, vaga de garagem e toda a parte interna e externa do imóvel.

Se o imóvel for mobiliado liste os itens e anote os defeitos para que você não seja culpado por algo que não fez. 

Em situações onde a vistoria inicial não é realizada, no momento da saída você não conseguirá comprovar que possíveis avarias já faziam parte do imóvel anteriormente.

Confira todos os dados que compõem o laudo de vistoria do seu primeiro imóvel.

O laudo de vistoria do imóvel deve conter as condições detalhadas de:

  • Rede elétrica;
  • Acabamentos;
  • Torneiras, chuveiros, número de tomadas;
  • Portas e janelas;
  • Pisos;
  • Pintura.

5 – Atenção ao contrato de aluguel

O contrato de locação é o documento que firmará o processo de aluguel. Ele deve conter as informações do imóvel, inquilino, proprietário, além dos valores combinados.

Para a elaboração do contrato é necessário que você apresente a documentação exigida pela imobiliária. Quanto antes você apresentar, mais rápida será esta etapa.

A imobiliária só irá liberar o contrato após aprovação do seu cadastro, então essa fase pode demorar alguns dias.

Com o contrato em mãos, leia atentamente as cláusulas e certifique a veracidade dos dados. Se houver informação diferente do que foi acordado, procure o corretor responsável. Tire todas as dúvidas que houverem.

Você também pode buscar o apoio de um advogado especialista em contratos de imóveis. Ele vai te auxiliar com termos que podem não ser notados por você.

Termos essenciais no contrato de aluguel:

  • Descrição do imóvel: Casa, apartamento, kitnet, etc.
  • Garantia locatícia: Fiador; valor caução; seguro-fiança;
  • Tempo de vigência: 12 meses; 24 meses; 36 meses;
  • Valores obrigatórios: Aluguel, condomínio, IPTU;
  • Condições de pagamento: Data e forma de pagamento; multa em caso de atraso;
  • Reajuste anual: Índice de aumento no aluguel anual;
  • Cláusula penal: Descrição de penalidade caso alguma cláusula não seja cumprida;
  • Laudo de vistoria: Características e condições do imóvel.

Extra: Encontre uma imobiliária confiável 

Além dos cuidados já mencionados, recomendamos que você opte por um imóvel que está disponível em imobiliárias com experiência no ramo. A Adquira Imóveis, em Ponta Grossa, é reconhecida pela tradição e trabalho dedicado a fechar bons negócios para o locatário.

No catálogo de aluguel estão apartamentos, casas, kitnets e sobrados localizados em bairros estratégicos de Ponta Grossa. Com certeza você vai encontrar a opção ideal para alugar o primeiro imóvel.

Se você está buscando o imóvel ideal para alugar, a Adquira Imóveis pode te ajudar. Descubra como

Compartilhe:

Veja também:

Sobre nós

Somos uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade de Ponta Grossa. Contamos com uma equipe qualificada entre os setores de venda e locação e setor administrativo.
 
  • Média de 600 imóveis locados por ano
  • Catálogo com mais de 2.000 imóveis anunciados
  • Empresa sólida e consolidada em Ponta Grossa desde 1989